Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34584
Tipo: TCC
Título: Tomada de decisão e racionalidade em empresas de pequeno porte
Autor(es): Vieira, Hiolanda Silva Cadete
Primeiro Orientador: Almeida, Milene Felix de
Resumo: Em um cenário marcado por constantes transformações e incertezas, a Tomada de Decisão se torna um desafio relevante para os empreendedores. Este trabalho tem como objetivo compreender a Tomada de Decisão em empresas de pequeno porte à luz da racionalidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com empreendedores de empresas de pequeno porte localizadas em municípios do interior da Paraíba. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, utilizando roteiro de entrevista semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, aplicado a 12 empreendedores de diversos ramos. A análise dos dados foi conduzida por meio da Análise Temática, identificando dois padrões principais: decisões baseadas em informações e recursos limitados, e decisões influenciadas pelo tempo e por fatores externos. Os resultados revelam que, embora os empreendedores busquem agir de forma lógica e estratégica, suas decisões são condicionadas por limitações informacionais, financeiras e temporais, evidenciando a aplicação da racionalidade limitada. Conclui-se que o uso da racionalidade no processo decisório é essencial, ainda que ocorra de maneira adaptada às condições práticas do cotidiano, sendo indispensável para a sobrevivência e crescimento dos negócios.
Abstract: In a scenario marked by constant transformations and uncertainties, decision-making becomes a relevant challenge for entrepreneurs. This study aims to understand decision-making in small businesses in light of rationality. To this end, a field study was conducted with entrepreneurs from small businesses located in municipalities in the interior of Paraíba. The research is qualitative in nature, with a descriptive and exploratory approach, using semi-structured interview scripts as a data collection instrument, applied to 12 entrepreneurs from different sectors. Data analysis was conducted through Thematic Analysis, identifying two main patterns: decisions based on limited information and resources, and decisions influenced by time and external factors. The results reveal that, although entrepreneurs seek to act logically and strategically, their decisions are conditioned by informational, financial and temporal limitations, evidencing the application of limited rationality. It is concluded that the use of rationality in the decision-making process is essential, even if it occurs in a way adapted to the practical conditions of everyday life, and is indispensable for the survival and growth of businesses.
Palavras-chave: Racionalidade
Tomada de decisão
Empreendedorismo.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34584
Data do documento: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_HIOLANDA_SILVA_C_VIEIRA.pdf395,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.