Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3460
metadata.dc.type: TCC
Title: Dislexia e educação infantil: refletindo sobre o olhar dos professores
metadata.dc.creator: Albuquerque, Danielle Andrade de
Lima, Janaciara Kely Fontes de
Gonçalves, Luciene Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Sandra Alves da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a visão dos professores da educação infantil sobre a dislexia, e por objetivos específicos os seguintes: compreender a dislexia e suas características gerais; analisar o nível de conhecimento dos professores sobre a dislexia e sua repercussão no desenvolvimento infantil e analisar as repercussões do conhecimento docente sobre a dislexia na sua prática pedagógica. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, sendo composto de revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), na cidade de João Pessoa e os sujeitos foram cinco professores da educação infantil, do respectivo CREI. Foi utilizado um questionário estruturado com algumas questões iniciais para obter dados que permitissem construir um perfil dos entrevistados, além de seis (6) questões mistas, ou seja, objetivas e subjetivas, portanto, com possibilidades de múltiplas escolhas, mas seguidas de complemento explicativo. A análise de cunho qualitativo foi complementada por exposição gráfica e estatística dos dados. E os resultados revelaram que a maioria dos professores constroem uma visão negativa sobre a dislexia por falta de conhecimento e isso implica em posturas e práticas desfavoráveis à inclusão desse aluno. Portanto, é importante que os professores da educação infantil reflitam sobre a necessidade da construção de novos conhecimentos, para mediar uma aprendizagem significativa para os alunos disléxicos, pois a ausência de conhecimentos sobre o tema pode limitar as intervenções pedagógicas. Neste sentido, também fica claro que o domínio de saberes sobre a dislexia pode contribuir de forma positiva na atuação docente frente ao processo de aprendizagem do aluno disléxico.
Abstract: This present study has as general objective to analyze the vision of the teachers of the early childhood education on dyslexia, and by specific objectives the following: to understand the dyslexia and its general characteristics; to analyze the level of teachers' knowledge about dyslexia and its repercussion on children’s development and to analyze the effects of teacher’s knowledge on dyslexia in its pedagogical practice. It is a qualitative study, being composed of bibliographical review on the subject and a field research. Field research was carried out at a Reference Center on Early Childhood Education (CREI), in the city of João Pessoa, and the subjects were five nursery teachers, from the respective CREI. A structured questionnaire was used with some initial questions to obtain data that allowed to construct a profile of the interviewees, besides six (6) mixed questions, that is, objective and subjective, therefore, with possibilities of multiple choices, but followed by explanatory complement. The qualitative analysis was complemented by graphical and statistical exposition of the data. And the results revealed that most teachers construct a negative view about dyslexia due to lack of knowledge and this implies in postures and practices unfavorable to the inclusion of this student. Therefore, it is important that teachers of early childhood education reflect on the need to build new knowledge to mediate meaningful learning for dyslexic students, since lack of knowledge about the subject may limit pedagogical interventions. In this sense, it is also clear that the mastery of knowledge about dyslexia can positively contribute to the teaching performance of the dyslexic student learning process.
Keywords: Dislexia
CREI
Professores
Dyslexia
Teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3460
Issue Date: 31-May-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAA02102017.pdf768,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.