Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34616
Tipo: | TCC |
Título: | A cidadania e o brincar: ensaio sobre cidadania infantil e desenvolvimento de ferramentas de escuta lúdica para a cidade de Sobral. |
Autor(es): | Albuquerque, Rosilene Alves de |
Primeiro Orientador: | Andrade, Patrícia Alonso de |
Resumo: | O presente trabalho investiga como a relação entre criança e cidade influencia no pleno exercício da cidadania infantil. Para isso, discorre sobre o silenciamento da infância e a invalidação das crianças como atores políticos, e explora alguns mecanismos da conjuntura política-social que sustentam esse cenário. De modo a compreender a criança em suas formas de expressão particulares, o brincar é um tema também explorando neste escrito. Por fim, a discussão desemboca em uma série de encontros com crianças de uma escola particular na cidade de Sobral-CE, nos quais são realizadas brincadeiras a fim de apreender melhor como as crianças se comunicam. Inspirado na experiência junto com esse grupo de crianças, foi desenvolvido um caderno de atividades, com intuito de figurar como ponte entre crianças e adultos, como meio de divulgar as demandas e percepções particulares da infância sobre a cidade em que moram |
Abstract: | This paper investigates how the relationship between children and the city influences the full exercise of children’s citizenship. To this end, it discusses the silencing of childhood and the invalidation of children as political actors, and explores some mechanisms of the political-social context that support this scenario. In order to understand children in their particular forms of expression, play is also a theme explored in this paper. Finally, the discussion leads to a series of meetings with children from a private school in the city of Sobral-CE, in which games are played in order to better understand how children communicate. Inspired by the experience with this group of children, an activity book was developed, with the aim of serving as a bridge between children and adults, as a means of disseminating the particular demands and perceptions of children about the city in which they live. |
Palavras-chave: | infância educação brincar cultura do medo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34616 |
Data do documento: | 13-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FINAL_TCC_A Cidadania e O Brincar_Rosilene Alves.pdf | 26,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.