Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Ericka de Medeiros-
dc.creatorSilva, Nayara Cristine Lima da-
dc.date.accessioned2018-02-26T15:04:20Z-
dc.date.available2017-12-05-
dc.date.available2018-02-26T15:04:20Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3466-
dc.description.abstractThe present article aims to show how deaf students are included in society, especially in the school environment, bringing a reflexive analysis from the antiquity to the conceptions of the present day, observing how the deaf were seen by society until they were treated in an inclusive, Guaranteed by the Federal Constitution of 1988, shortly after their rights were signed by the LDB (Law of Educational Guidelines and Bases) 9,394 / 96 in Brazil. We can thus verify how this process of insertion of the deaf occurred. To achieve this goal, we conducted a Case Study, focusing on the look of the deaf community, considered as: the family, the student, the teacher and the interpreter. Thus, bringing results that matches the reality of these subjects. For laws are not always enforced in a way that guarantees their integrity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-26T15:04:20Z No. of bitstreams: 1 EMB05122017.pdf: 824810 bytes, checksum: 03671d4f8689b21981d63d2be634af44 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-26T15:04:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMB05122017.pdf: 824810 bytes, checksum: 03671d4f8689b21981d63d2be634af44 (MD5) Previous issue date: 2016-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.titleA inclusão das pessoas surdaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.description.resumoO presente trabalho busca mostrar como os alunos surdos são inclusos na sociedade, principalmente no meio escolar, trazendo uma análise reflexiva desde a antiguidade até as concepções dos dias atuais, observando como os surdos eram vistos pela sociedade até serem tratados de forma inclusiva, incialmente, garantidos pela Constituição Federal de 1988, logo após seus direitos foram firmados pela a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases Educacional) 9.394/96 no Brasil. Podemos assim verificar como ocorreu esse processo de inserção do surdo. Para alcançar esse objetivo, realizamos um Estudo de Caso, focando no olhar da comunidade surda, tida como: a família, o aluno, o professor e o intérprete. Sendo assim, trazendo resultados que condiz com a realidade desses sujeitos. Pois nem sempre as Leis são efetivadas de maneira que possam garantir a integridade dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMB05122017.pdf805,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.