Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34673
Tipo: TCC
Título: Análise da decisão do consumidor em lojas de varejo: Mapeamento da Atividade Cerebral por meio do EEG e aplicação de Nudge.
Autor(es): Cavalcanti, Daniel de Queiroz
Primeiro Orientador: Becker, Valdecir
Resumo: Este estudo explora o comportamento humano através de uma abordagem multidisciplinar, considerando fatores tanto internos quanto externos ao ambiente organizacional e enfatizando a interação entre indivíduos e o mercado. Investigamos como as decisões são influenciadas por táticas de vendas e marketing, fundamentadas em neuromarketing, que dominam os ambientes comerciais e incentivam um consumo direcionado. Utilizamos o Eletroencefalografia (EEG) para examinar as respostas cerebrais e comportamentais dos consumidores a variados estímulos de marketing, como anúncios e experiências de compra, identificando emoções positivas ou negativas. Os testes, realizados em um ambiente controlado de varejo de eletroeletrônicos, objetivaram confirmar a hipótese de que é possível determinar as preferências dos consumidores através do mapeamento da atividade cerebral. Os resultados indicam a viabilidade de utilizar esta técnica para aprimorar estratégias de marketing e vendas, ao mesmo tempo que se reflete sobre a importância dos nudges como influenciadores na decisão de compra.
Abstract: This study explores human behavior through a multidisciplinary approach, considering both internal and external factors within the organizational environment and emphasizing the interaction between individuals and the market. We investigate how decisions are influenced by sales and marketing tactics, based on neuromarketing, that dominate commercial environments and encourage targeted consumption. We used Electroencephalography (EEG) to examine consumers' brain and behavioral responses to various marketing stimuli, such as advertisements and shopping experiences, identifying positive or negative emotions. The tests, conducted in a controlled consumer electronics retail environment, aimed to confirm the hypothesis that it is possible to determine consumer preferences through brain activity mapping. The results indicate the feasibility of using this technique to enhance marketing and sales strategies while reflecting on the importance of nudges as influencers in purchasing decisions.
Palavras-chave: Neuromarketing
Eletrocefalografia
Decisão de consumo
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34673
Data do documento: 19-Set-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel de Queiroz Cavalcanti_TCC.pdfTCC699,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons