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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, João Sabino de-
dc.date.accessioned2018-02-27T12:04:25Z-
dc.date.available2017-12-12-
dc.date.available2018-02-27T12:04:25Z-
dc.date.issued2017-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3471-
dc.description.abstractThe present work has as general objective to reflect and to analyze the ways of acting of the Pedagogy professional in the Court of Justice of Paraíba. The specific objectives have the purpose of: characterizing the performance of the pedagogue in the context of the Judiciary; describe duties that are under the responsibility of these professionals; diagnose possible difficulties faced; addressing initial and continuing training; compare the training received in the course of Pedagogy with the dynamics of practice. Education scholars provide adequate argumentation for further study. The methodology used was the bibliographical research and the field research, guiding analyzes and inferences. In the final considerations, conclusions are drawn that make it clear that, despite the difficulties, the work of the pedagogue in the Judiciary is extremely important, taking care of children and youth at risk, with a human 'look' orienting, reorienting, supervising, dialoguing, finally transforming the educational practice, in non formal space of education, in pedagogical practice, acting in the present in joint action with the psychosocial sector and the magistrates; thus taking care of the future, working for a better world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-27T12:04:25Z No. of bitstreams: 1 JSO12122017.pdf: 930890 bytes, checksum: eba6d7254cb77a373a35b35ce3f5e2b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T12:04:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSO12122017.pdf: 930890 bytes, checksum: eba6d7254cb77a373a35b35ce3f5e2b6 (MD5) Previous issue date: 2017-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPoder judiciáriopt_BR
dc.subjectEducação em espaços não escolarespt_BR
dc.titlePerspectivas de pedagogas acerca de suas práticas profissionais no contexto do sistema judiciário em João Pessoa – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Severo, José Leonardo Rolim de Lima-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral refletir e analisar os modos de atuação do(a) profissional da Pedagogia no Tribunal de Justiça da Paraíba. Os objetivos específicos possuem o propósito de caracterizar a atuação do(a) pedagogo(a) no contexto do Judiciário; descrever atribuições que estão sob a responsabilidade desses(as) profissionais; diagnosticar possíveis dificuldades enfrentadas abordar a formação inicial e continuada; comparar a formação recebida no curso de Pedagogia com as dinâmicas da prática. A fundamentação teórica advém da literatura técnica especializada em Teoria da Pedagogia, Educação Não Escolar e Pedagogia Jurídica. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, orientando análises e inferências, esta última acontecendo na forma de construção de dados junto a pedagogas que atuavam no Tribunal de Justiça da Paraíba. Nas considerações finais, são apresentadas conclusões que deixam claro que, apesar das dificuldades, o trabalho do(a) pedagogo(a) no Judiciário é extremamente importante, cuidando da infância e da juventude em situação de risco, com um „olhar‟ humano, orientando, reorientando, coordenando, dialogando para construir o espaço da prática educativa em espaço não formal de educação como prática pedagógica, atuando em ação conjunta com o setor psicossocial e os magistrados; cuidando, assim, do futuro, laborando por um mundo melhor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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