Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRufino, Joseline Bezerra Wanderley-
dc.date.accessioned2018-02-27T13:56:59Z-
dc.date.available2017-12-13-
dc.date.available2018-02-27T13:56:59Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3477-
dc.description.abstractThe present work has as its theme Poetry in the classroom: the place of poetic language in the initial years in schools from João Pessoa- in the state of Paraíba. The proposal of this research is to bring the world of poetry into the classroom, through the outlook of reading projects and also dynamic and creative activities with the poem genre. The general objective is to investigate how the work with the poetic language is developed in the school, in classes from 1st to 5th year of elementary school, about the importance of reading. In this work, we had approached Cosson (2012); Freire (1991); Pilati (2017); Koch, and Elias (2006); and Martins (1984). Regarding to the document of the federal government, the research is based on the study of the National Curriculum Parameters of Portuguese Language (which in this work was cited as PCN). We used Kleiman‟s (2005) concept of literacy, which comes to be a set of practices of reading and writing that result from a conception of what, how, when and why to read, as well as literary literacy, which can be described as a process that is done through literary texts. In order to collect the data about the study's target audience and describe the involved aspects, we applied a questionnaire with the teachers, as well as we had accompanied some of the reading classes, in the sense of observe the reading strategies used by the teachers. We also tried to capture and describe the students' reactions to their work in the literary text in the classroom. Reading is an important activity along school education because it is a necessary instrument for the achievement of new learning and new concepts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-27T13:56:59Z No. of bitstreams: 1 JBWR13122017.pdf: 1085889 bytes, checksum: 0e11126fe84ce1be40f1889752391936 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T13:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JBWR13122017.pdf: 1085889 bytes, checksum: 0e11126fe84ce1be40f1889752391936 (MD5) Previous issue date: 2017-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.titleA poesia em sala de aula: o lugar da linguagem poética nos anos iniciais em escola de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema A poesia em sala de aula: o lugar da linguagem poética nos anos iniciais em escola de João Pessoa-PB. A proposta da pesquisa é trazer o mundo da poesia para a sala de aula, com a perspectiva de projetos de leituras e atividades dinâmicas e criativas com o gênero poema. O objetivo geral é investigar como é desenvolvido na escola o trabalho com a linguagem poética, em turmas do 1° ao 5o ano do ensino fundamental, sobre a importância do ato de ler. Neste trabalho, levamos em consideração Cosson (2012); Freire (1991); Pilati (2017); Koch e Elias (2006); e Martins (1984). Com relação ao documento do governo federal, a pesquisa referenda-se no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (que neste trabalho foi citado como PCN). Trabalhamos com Kleiman (2005) o conceito de letramento, que vem a ser um conjunto de práticas de leitura e de escrita que resultam de uma concepção de que, como, quando e por que ler, como também com o de o letramento literário, que pode ser descrito como um processo que se faz via textos literários. Para coletar os dados sobre o público-alvo do estudo e descrever os aspectos que os envolvem, aplicamos um questionário com os professores, como também acompanhamos algumas das aulas de leitura, no sentido de observar as estratégias de leitura utilizadas pelos professores. Procuramos, também, captar e descrever as reações dos alunos, ao trabalharem o texto literário em sala de aula. A leitura é uma atividade importante na educação escolar, porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens e de novos conceitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBWR13122017.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.