Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3477
Tipo: | TCC |
Título: | A poesia em sala de aula: o lugar da linguagem poética nos anos iniciais em escola de João Pessoa-PB |
Autor(es): | Rufino, Joseline Bezerra Wanderley |
Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema A poesia em sala de aula: o lugar da linguagem poética nos anos iniciais em escola de João Pessoa-PB. A proposta da pesquisa é trazer o mundo da poesia para a sala de aula, com a perspectiva de projetos de leituras e atividades dinâmicas e criativas com o gênero poema. O objetivo geral é investigar como é desenvolvido na escola o trabalho com a linguagem poética, em turmas do 1° ao 5o ano do ensino fundamental, sobre a importância do ato de ler. Neste trabalho, levamos em consideração Cosson (2012); Freire (1991); Pilati (2017); Koch e Elias (2006); e Martins (1984). Com relação ao documento do governo federal, a pesquisa referenda-se no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (que neste trabalho foi citado como PCN). Trabalhamos com Kleiman (2005) o conceito de letramento, que vem a ser um conjunto de práticas de leitura e de escrita que resultam de uma concepção de que, como, quando e por que ler, como também com o de o letramento literário, que pode ser descrito como um processo que se faz via textos literários. Para coletar os dados sobre o público-alvo do estudo e descrever os aspectos que os envolvem, aplicamos um questionário com os professores, como também acompanhamos algumas das aulas de leitura, no sentido de observar as estratégias de leitura utilizadas pelos professores. Procuramos, também, captar e descrever as reações dos alunos, ao trabalharem o texto literário em sala de aula. A leitura é uma atividade importante na educação escolar, porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens e de novos conceitos. |
Abstract: | The present work has as its theme Poetry in the classroom: the place of poetic language in the initial years in schools from João Pessoa- in the state of Paraíba. The proposal of this research is to bring the world of poetry into the classroom, through the outlook of reading projects and also dynamic and creative activities with the poem genre. The general objective is to investigate how the work with the poetic language is developed in the school, in classes from 1st to 5th year of elementary school, about the importance of reading. In this work, we had approached Cosson (2012); Freire (1991); Pilati (2017); Koch, and Elias (2006); and Martins (1984). Regarding to the document of the federal government, the research is based on the study of the National Curriculum Parameters of Portuguese Language (which in this work was cited as PCN). We used Kleiman‟s (2005) concept of literacy, which comes to be a set of practices of reading and writing that result from a conception of what, how, when and why to read, as well as literary literacy, which can be described as a process that is done through literary texts. In order to collect the data about the study's target audience and describe the involved aspects, we applied a questionnaire with the teachers, as well as we had accompanied some of the reading classes, in the sense of observe the reading strategies used by the teachers. We also tried to capture and describe the students' reactions to their work in the literary text in the classroom. Reading is an important activity along school education because it is a necessary instrument for the achievement of new learning and new concepts. |
Palavras-chave: | Leitura Poesia Letramento literário |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3477 |
Data do documento: | 22-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JBWR13122017.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.