Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34781
Tipo: Dissertação
Título: Internacionalização e o desenvolvimento discente : Revelações a partir da autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB
Autor(es): Costa, Nathali de Oliveira
Primeiro Orientador: Morais, José Jassuípe da Silva
Resumo: Este estudo explora as ações de internacionalização no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo principal desta pesquisa é analisar como as práticas de internacionalização adotadas pelo PPGENF contribuem para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes. Foi adotada uma abordagem descritiva e documental, investigando os mais recentes Planos Nacionais de Pós-Graduação, o Documento de Área da Enfermagem, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB e o Plano Estratégico do PPGENF, além da realização da análise de conteúdo dos relatórios de autoavaliação do PPGENF de 2019 a 2023. A fundamentação teórica do estudo baseia-se em conceitos de avaliação formativa e de internacionalização no ensino superior. Os resultados revelaram que as práticas de internacionalização do PPGENF apresentam potencialidades, como a presença de docentes estrangeiros e a realização de eventos virtuais, que ampliam o acesso dos discentes a experiências e conhecimentos globais. No entanto, foram identificadas fragilidades específicas, incluindo baixa participação discente, dificuldades com o domínio de outros idiomas e a necessidade de maior apoio institucional. Esses desafios refletem uma lacuna entre as práticas de internacionalização e os objetivos formativos do PPGENF, impondo a necessidade de estratégias mais integradas e que considerem a perspectiva dos estudantes. Conclui-se que a internacionalização é uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade da pós-graduação, especialmente no contexto do PPGENF. Como produtos da pesquisa, foi elaborado um relatório técnico, que oferece recomendações práticas para aprimorar as ações de internacionalização do PPGENF, e uma cartilha digital com o objetivo de introduzir conceitos e orientações sobre a internacionalização na UFPB.
Abstract: This study explores the internationalization actions of the Postgraduate Program in Nursing (PPGENF) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The main objective of this research is to analyze how the internationalization practices adopted by the PPGENF contribute to the academic and professional development of students. A descriptive and documentary approach was adopted, investigating the most recent National Postgraduate Plans, the Nursing Area Document, the UFPB Institutional Development Plan and the PPGENF Strategic Plan, in addition to performing content analysis of the PPGENF self-assessment reports from 2019 to 2023. The theoretical basis of the study is based on concepts of formative assessment and internationalization in higher education. The results revealed that the internationalization practices of the PPGENF have potential, such as the presence of foreign professors and the holding of virtual events, which expand students' access to global experiences and knowledge. However, specific weaknesses were identified, including low student participation, difficulties with mastering other languages, and the need for greater institutional support. These challenges reflect a gap between internationalization practices and the educational objectives of the PPGENF, imposing the need for more integrated strategies that consider the perspective of students. It is concluded that internationalization is an essential tool for improving the quality of postgraduate studies, especially in the context of the PPGENF. As products of the research, a technical report was prepared, which offers practical recommendations to improve the internationalization actions of the PPGENF, and a digital booklet with the objective of introducing concepts and guidelines on internationalization at UFPB.
Palavras-chave: Educação superior
Ensino superior - Internacionalização
Desenvolvimento discente
Programa de pós-graduação - Autoavaliação
Internationalization
Student development
Self-assessment
Postgraduate studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34781
Data do documento: 12-Dez-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NathaliDeOliveiraCosta_Dissert.pdf12,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons