Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34797
Tipo: TCC
Título: O uso de fluxogramas como recurso didático para demonstrações de teoremas de geometria no ensino fundamental
Autor(es): Araujo, Joel Cassiano de
Primeiro Orientador: Varella, Vinicius Martins
Resumo: É notório que são encontradas dificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática. No campo da Geometria, em especial, podemos percebê-las devido ao contexto histórico do ensino, influenciado por diversos movimentos, como o Movimento da Matemática Moderna, que provocou, como consequência das mudanças sugeridas para o ensino de conteúdos geométricos, seu quase total abandono em sala de aula. Diante dessas dificuldades, esta pesquisa trata de refletir sobre a utilização de demonstrações utilizando fluxogramas como uma abordagem metodológica para o ensino de Matemática. Para tanto, foram traçados como objetivos específicos: apontar como um livro didático do 8° ano de uma determinada coleção apresenta o uso de fluxogramas e propor modelos de demonstração de teoremas de geometria usando fluxogramas. Esse trabalho tratou de uma pesquisa bibliográfica em termos de procedimento (Pradanov e Freitas, 2013), com levantamento de teóricos que ajudassem a compreender a ideia de fluxograma, tais como Hernández e Fuentes (2014), Viveros e Cortéz (2021), BNCC (2018), entre outros. Com relação à natureza da pesquisa, trata-se de uma pesquisa aplicada (Pradanov e Freitas, 2013), pois optamos por apresentar algumas estratégias e modelos de aplicação de fluxogramas no ensino. Além disso, analisamos o livro Teláris (Dante, 2018), devido à sua ampla utilização nas escolas de ensino fundamental do estado da Paraíba, local onde a pesquisa foi conduzida. Adiantamos como principais resultados que, mesmo constatando o potencial do uso de fluxogramas no ensino, essa não é uma realidade nas escolas. No livro didático analisado, encontramos apenas uma atividade fazendo uso dos fluxogramas, e não era em Geometria. Também apresentamos como resultados propostas de trabalho com fluxogramas que podem auxiliar tanto na formação inicial dos docentes de Matemática quanto dos docentes que já exercem sua prática na Educação Básica.
Abstract: It is well known that difficulties are encountered in the teaching and learning of Mathematics. In the field of Geometry, in particular, these difficulties can be observed due to the historical context of its teaching, influenced by several movements, such as the Modern Mathematics Movement, which led, as a consequence of the changes suggested for the teaching of geometric content, to its near total abandonment in the classroom. In light of these difficulties, this research aims to reflect on the use of demonstrations through flowcharts as a methodological approach to teaching Mathematics. For this purpose, the specific objectives outlined were: to identify how an 8th-grade textbook from a particular collection presents the use of flowcharts and to propose models for demonstrating geometry theorems using flowcharts. This work is characterized as a bibliographic study in terms of procedure (Pradanov and Freitas, 2013), with a review of theorists who contributed to the understanding of the concept of flowcharts, such as Hernández and Fuentes (2014), Viveros and Cortéz (2021), BNCC (2018), among others. Regarding the nature of the research, it is considered an applied study (Pradanov and Freitas, 2013), as we chose to present strategies and models for applying flowcharts in teaching. Additionally, we analyzed the Teláris textbook (Dante, 2018), due to its wide use in elementary schools in the state of Paraíba, where the research was conducted. We anticipate as main findings that, although the potential use of flowcharts in teaching is acknowledged, this is not yet a reality in schools. In the analyzed textbook, we found only one activity using flowcharts, and it was not in Geometry. We also present as outcomes proposals for working with flowcharts that can support both the initial training of Mathematics teachers and those already practicing in Basic Education.
Palavras-chave: Fluxograma como recurso didático
Matemática
Geometria
Demonstrações matemáticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34797
Data do documento: 23-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCA10062025 .pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.