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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3479
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Flávio Fernandes dos-
dc.date.accessioned2018-02-27T14:58:12Z-
dc.date.available2018-01-31-
dc.date.available2018-02-27T14:58:12Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3479-
dc.description.abstractThis work is the result of the experiences of the Supervised Internship in Special Education, which raised the question as to how the pedagogical practices contribute in the Educational process in Special Education? Thus, we aim to understand how pedagogical practices contribute to the Educational Process of Special Education. To this end, the work was organized in order to contribute with the reflections on the contribution of the supervised internship to the training of the professionals who work in the modality of Special Education, in order to contribute with the teaching-learning process. For this, we start from the theoretical matrices of MENDES (2006), Freire (2004), VYGOTSK (1999), GONSALVES (2003), ALENCAR (2010). Methodologically, research subscribes as qualitative, using action research as a strategy for data collection, for Gonsalves (2003) it is a research that uses the participation of the subjects investigated in the process of knowledge generation, which is considered as a formative process. We start from the reality of the learner, using creative means, with the purpose of offering learning conditions, using the supervised internship as an Odd opportunity to unite theory and practice, considering the individuality of each student and his / her disability, focused on the inclusive perspective. As partial results of the research, it can be reported that pedagogical practices contribute directly to the educational process in Special Education, changing behaviors and expanding students' vocabulary.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-27T14:58:12Z No. of bitstreams: 1 JFFS31012018.pdf: 3730420 bytes, checksum: ab6d0c0f3d884db33cb5d6d21f70e0ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T14:58:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFFS31012018.pdf: 3730420 bytes, checksum: ab6d0c0f3d884db33cb5d6d21f70e0ec (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleOs estágios supervisionados em educação especial: relatos de uma experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1França, Marlene Helena de O.-
dc.description.resumoEsse trabalho é fruto das experiências/vivências do Estágio Supervisionado em Educação Especial, que suscitou a indagação como as práticas pedagógicas contribuem no processo Educacional na Educação Especial? Assim, elegemos como objetivo compreender como as práticas pedagógicas contribuem no processo Educacional da Educação Especial. Com essa finalidade, organizou-se o trabalho de modo a contribuir com as reflexões sobre a contribuição do estágio supervisionado para a formação dos profissionais que atuam na modalidade da Educação Especial, de forma a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, partimos das matrizes teóricas de MENDES (2006), Freire (2004), VYGOTSK (1999), GONSALVES (2003), ALENCAR (2010). Metodologicamente, a pesquisa subscreve-se como qualitativa, utilizando a pesquisa-ação como estratégia, para a coleta de dados, para Gonsalves (2003) trata-se de uma pesquisa que utiliza-se da participação dos sujeitos investigados no processo de geração do conhecimento, o que é considerado como processo formativo. Partimos da realidade do educando, utilizando de meios criativos, com o intuito de oferecer condições de aprendizagem, utilizando o estágio supervisionado como oportunidade impar de unir a teoria com a prática, considerando a individualidade de cada aluno e sua deficiência, voltado na perspectiva inclusiva. Como resultados parciais da pesquisa, pode-se relatar que as praticas pedagógicas contribuem diretamente no processo educacional na Educação Especial, mudando comportamentos e ampliando o vocabulário dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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