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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3479
Tipo: TCC
Título: Os estágios supervisionados em educação especial: relatos de uma experiência
Autor(es): Santos, José Flávio Fernandes dos
Primeiro Orientador: França, Marlene Helena de O.
Resumo: Esse trabalho é fruto das experiências/vivências do Estágio Supervisionado em Educação Especial, que suscitou a indagação como as práticas pedagógicas contribuem no processo Educacional na Educação Especial? Assim, elegemos como objetivo compreender como as práticas pedagógicas contribuem no processo Educacional da Educação Especial. Com essa finalidade, organizou-se o trabalho de modo a contribuir com as reflexões sobre a contribuição do estágio supervisionado para a formação dos profissionais que atuam na modalidade da Educação Especial, de forma a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, partimos das matrizes teóricas de MENDES (2006), Freire (2004), VYGOTSK (1999), GONSALVES (2003), ALENCAR (2010). Metodologicamente, a pesquisa subscreve-se como qualitativa, utilizando a pesquisa-ação como estratégia, para a coleta de dados, para Gonsalves (2003) trata-se de uma pesquisa que utiliza-se da participação dos sujeitos investigados no processo de geração do conhecimento, o que é considerado como processo formativo. Partimos da realidade do educando, utilizando de meios criativos, com o intuito de oferecer condições de aprendizagem, utilizando o estágio supervisionado como oportunidade impar de unir a teoria com a prática, considerando a individualidade de cada aluno e sua deficiência, voltado na perspectiva inclusiva. Como resultados parciais da pesquisa, pode-se relatar que as praticas pedagógicas contribuem diretamente no processo educacional na Educação Especial, mudando comportamentos e ampliando o vocabulário dos alunos.
Abstract: This work is the result of the experiences of the Supervised Internship in Special Education, which raised the question as to how the pedagogical practices contribute in the Educational process in Special Education? Thus, we aim to understand how pedagogical practices contribute to the Educational Process of Special Education. To this end, the work was organized in order to contribute with the reflections on the contribution of the supervised internship to the training of the professionals who work in the modality of Special Education, in order to contribute with the teaching-learning process. For this, we start from the theoretical matrices of MENDES (2006), Freire (2004), VYGOTSK (1999), GONSALVES (2003), ALENCAR (2010). Methodologically, research subscribes as qualitative, using action research as a strategy for data collection, for Gonsalves (2003) it is a research that uses the participation of the subjects investigated in the process of knowledge generation, which is considered as a formative process. We start from the reality of the learner, using creative means, with the purpose of offering learning conditions, using the supervised internship as an Odd opportunity to unite theory and practice, considering the individuality of each student and his / her disability, focused on the inclusive perspective. As partial results of the research, it can be reported that pedagogical practices contribute directly to the educational process in Special Education, changing behaviors and expanding students' vocabulary.
Palavras-chave: Inclusão
Educação especial
Estágio supervisionado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3479
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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