Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Joasliny de Souza-
dc.date.accessioned2018-02-27T15:08:08Z-
dc.date.available2018-02-01-
dc.date.available2018-02-27T15:08:08Z-
dc.date.issued2018-02-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3480-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the pedagogical practices of educational inclusion of children with autism in the municipal schools of João Pessoa who offer early childhood education and to evaluate the effectiveness of these practices in the access and permanence of these children in preschools, from the perspective of teachers and parents of autistic children. An exploratory research of the qualitative type was carried out in three moments: in the first, a historical research in autism and inclusive education. In the second moment a documentary research of the specific national and international legislation of the autism. We also used the field diary for records of observations made. With the collected data we begin a content analysis through codification, categorization and analytical description. It was possible to group sets of statements representative of five categories and analyzes, they were: Training for professionals; Welcoming the child with autism; Difficulties in dealing with the child with autism; Family / School / Friends; Importance of regular education for the autistic child. Based on the results we have identified that the professionals involved feel the need for adequate qualification to deal with autistic children. According to the reports, the subjects interviewed showed difficulty in drawing attention from the autistic children to participate in the activities developed in the classroom. However, we identified through the observations the acceptance of the other students of the regular classroom, with the autistic students and in some situations the direct contact of the autistic children with the others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-27T15:08:08Z No. of bitstreams: 1 JSL01022018.pdf: 653077 bytes, checksum: e066df18cd69ac8dd5e4601e54f83278 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T15:08:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSL01022018.pdf: 653077 bytes, checksum: e066df18cd69ac8dd5e4601e54f83278 (MD5) Previous issue date: 2018-02-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleCrianças autistas e sua inclusão na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Adelaide Alves-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas de inclusão educacional da criança com autismo nas escolas municipais de João Pessoa, que oferecem educação infantil e avaliar a efetividade dessas práticas no acesso e na permanência dessas crianças nas pré- escolas, na perspectiva dos professores e pais das crianças autistas. Foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo qualitativa em três momentos: no primeiro uma pesquisa histórica sobre o autismo e a educação inclusiva. No segundo momento uma pesquisa documental da legislação específica nacional e internacional do autismo. No terceiro a pesquisa empírica junto a 8 (oito) sujeitos, sendo 3 (três) professores, 3 (três) acompanhantes e 2 (dois) pais. Foram utilizados como instrumentos, a observação participante das práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças autistas e a entrevista semi-estruturada com os professores, acompanhantes e pais. Também utilizamos o diário de campo para os registros de observações realizadas. Com os dados coletados iniciamos uma análise de conteúdo por meio de codificação, categorização e descrição analítica. Foi possível agrupar conjuntos de falas representativas de cinco categorias e análises, foram elas: A formação para os profissionais; Acolhida da criança com autismo; Dificuldades em lidar com a criança com autismo; Família/ Escola/ Amigos; Importância do ensino regular para a criança autista. Com base nos resultados encontrados identificamos que os profissionais envolvidos sentem a necessidade de qualificação adequada para lidar com as crianças autistas. De acordo com os relatos, os sujeitos entrevistados mostraram dificuldade de chamar atenção das crianças autistas para participar das atividades desenvolvidas em sala de aula. Porém, identificamos através das observações a aceitação dos outros alunos da sala regular, com os alunos autistas e em algumas situações o contato direto das crianças autistas com os demais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSL01022018.pdf637,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.