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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34811
Tipo: TCC
Título: Matemática financeira no ensino médio: uma análise das estratégias utilizadas pelos alunos para resolver situações financeiras do cotidiano
Autor(es): Gomes, Leandro de Lima
Primeiro Orientador: Dantas, Edison Thadeu Bichara
Resumo: Com o crescimento da globalização e, em particular, do mundo digital, os jovens estão cada vez mais envolvidos em situações no cotidiano onde é necessário usar os conceitos de matemática financeira para resolver cálculos ao comprar o que desejam e lidar com o mercado de trabalho. A nossa pesquisa buscou investigar se os jovens que participaram da pesquisa estão preparados para resolver tais cálculos, ou seja, se aprenderam os conceitos de matemática financeira necessários para lidar com as situações onde há acréscimo percentual ou desconto percentual no valor de algo que se deseja comprar. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as estratégias empregadas por alunos do 1º ano do Ensino Médio para resolver problemas contextualizados, envolvendo cálculos percentuais de aumento e desconto. A pesquisa busca compreender como os estudantes lidam com tais situações financeiras, enfrentam desafios econômicos e resolvem os cálculos utilizando ou não os procedimentos matemáticos ensinados na Educação Básica. Através de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de um questionário subjetivo, aplicado a alunos do 1º ano do ensino médio com idades entre 14 e 16 anos. Além disso, consideramos que os resultados das análises feitas nos permitem compreender que, a atual situação de aprendizagem em que os alunos se encontram sobre o tema, requer uma reflexão e planejamento de abordagens mais eficazes para o ensino de matemática financeira, pois de acordo com os resultados ficou constatada a carência de conhecimento matemáticos suficientes para resolver os problemas financeiros propostos, dada a importância da educação financeira no ambiente escolar. Os resultados desta pesquisa contribuem para uma reflexão sobre o papel da escola e do planejamento didático na formação de hábitos financeiros saudáveis desde a juventude também corroboram para um ensino eficaz e de qualidade no desenvolvimento da cidadania.
Abstract: With the advancement of globalization and the digital world, young people increasingly face everyday situations that require knowledge of financial mathematics, especially in consumer contexts and entry into the job market. This study aimed to analyze the strategies used by first-year high school students to solve contextualized problems involving percentage increase and discount calculations. The research, of a qualitative nature, was conducted through a subjective questionnaire applied to students aged between 14 and 16, seeking to identify how they deal with financial situations and whether they appropriately apply the knowledge acquired in Basic Education. The results reveal a gap in students' understanding of financial mathematics concepts, highlighting the need to rethink pedagogical practices related to the subject. It is concluded that more effective approaches must be incorporated into the teaching of financial mathematics, not only to enhance content learning but also to foster responsible financial habits and the full development of citizenship.
Palavras-chave: Matemática financeira
Estratégias de resolução
Aumento percentual
Desconto percentual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34811
Data do documento: 6-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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