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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34818
Tipo: | TCC |
Título: | Agenda 2030: uma análise da erradicação da pobreza e da qualidade educacional no Curimataú Oriental paraibano |
Autor(es): | Lima, Emanuelle Alves de |
Primeiro Orientador: | Nascimento., José Mancinelli Lêdo do |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 4 — Erradicação da Pobreza e Educação de Qualidade — na microrregião do Curimataú Oriental paraibano. A partir de dados secundários extraídos de fontes como o IBGE, Atlas Brasil e relatórios do PNUD, investigam-se as condições socioeconômicas e educacionais da região entre os anos de 1991 e 2023. A pesquisa tem como limitação a desatualização dos dados e a escassez de indicadores municipais. O estudo adota uma abordagem quantitativa, com base em análise estatística descritiva dos indicadores socioeconômicos e análise crítica. Os resultados evidenciam que, embora haja avanços pontuais, ainda persistem desigualdades significativas, fruto de um modelo de desenvolvimento historicamente concentrado nos grandes centros urbanos. Conclui-se que o alcance das metas da Agenda 2030 exige políticas públicas sistêmicas, integradas e sensíveis às realidades locais. |
Abstract: | This study aimed to analyze the Sustainable Development Goals (SDGs) 1 and 4 — Poverty Eradication and Quality Education — in the microregion of Eastern Curimataú, Paraíba. Based on secondary data from sources such as IBGE, Atlas Brasil, and UNDP reports, the study examines the socioeconomic and educational conditions of the region between 1991 and 2023. The research is limited by outdated data and the scarcity of municipal indicators. A quantitative approach is adopted, combining descriptive statistical analysis of socioeconomic indicators and critical. The findings reveal that despite punctual improvements, significant inequalities remain due to a historically centralized development model. The study concludes that achieving the 2030 Agenda targets requires systemic, integrated public policies that are sensitive to local realities. |
Palavras-chave: | Agenda 2030 Desenvolvimento sustentável Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34818 |
Data do documento: | 7-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - CCHSA |
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