Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34823
Tipo: TCC
Título: Relações afetivas no curso de pedagogia e seus impactos na formação docente
Autor(es): Maranhão, Mallena Júlia da Costa
Macena, Simone Santos de
Primeiro Orientador: Dutra, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel
Resumo: O estudo aborda as relações afetivas no curso de Licenciatura em Pedagogia e a formação docente. Assim, a questão central se define na problemática que relações afetivas são construídas pelos docentes no curso de Pedagogia do CCHSA/UFPB e como estas impactam na formação dos estudantes? O objetivo geral é investigar as relações afetivas docentes no curso de Pedagogia do CCHSA/UFPB e os impactos na formação dos estudantes. E os específicos, identificar expressões afetivas dos docentes no cotidiano do curso de Pedagogia; e, conhecer como as relações afetivas interagem com os processos formativos dos estudantes. Justifica-se a pesquisa pela relevância da melhor compreensão das relações afetivas produzidas em sala de aula, as quais influenciam o engajamento dos estudantes no percurso formativo, na motivação em permanecer no curso e na construção do conhecimento. Entender como estas questões afetam o ambiente acadêmico é fundamental para promover um espaço inclusivo e motivador de aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos estudantes. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação que utilizou para a constituição dos dados um questionário com seis questões abertas e fechadas, aplicado com quatro estudantes do curso em destaque. Os dados constituídos foram organizados em duas subseções: Expressões afetivas dos docentes no curso de Pedagogia e Relações afetivas e as interações com os processos formativos. A primeira subseção evidencia que as relações afetivas influenciam no processo de aprendizagem, por facilitar a interação, a motivação e o bem-estar dos estudantes, para melhor construir os conhecimentos e alcançar bons resultados formativos. A segunda constata os impactos negativos nas relações entre professor e estudantes, como a falta de compreensão, a ausência de empatia, a indisponibilidade, o autoritarismo, a arrogância e a cobrança excessiva de atividades, o quedificulta a construção de um ambiente propício à partilha de conhecimentos e às experiências positivas. Conclui-se que as relações afetivas são essenciais à formação docente, portanto, precisam refletidas e cultivadas. Elas impulsionam as atitudes de respeito e cuidado, tornando-se aliada da mediação docente, fomentando a criação de laços de confiança, sensação de segurança e acolhimento no itinerário formativo, contribuindo para a formação de futuros professores afetivos.
Abstract: The study addresses affective relationships in the graduation in Pedagogy course and teacher training. Thus, the central question is defined problematic what affective relationships are built by teachers in the Pedagogy course at CCHSA/UFPB and how do these impact the training of students? The general objective is to investigate the affective relationships between teachers in the Pedagogy course at CCHSA/UFPB and the impacts on student training. And the specific ones, identifying affective expressions of teachers in the daily life of the Pedagogy course; and, knowing how affective relationships interact with students' training processes. The research is justified by the relevance of better understanding the affective relationships produced in the classroom, which influence students' engagement in the training path, motivation to stay on the course and the construction of knowledge. Understanding how these issues affect the academic environment is fundamental to promoting an inclusive and motivating space for learning and the professional development of students. It is characterized as a qualitative research in education that used a questionnaire with six open and closed questions to generate data, applied to four students from the highlighted course. The data constituted were organized into two subsections: Affective expressions of teachers in the Pedagogy course and Affective relationships and interactions with the training processes. The first subsection shows that affective relationships influence the learning process, by facilitating interaction, motivation and well- being of students, to better build knowledge and achieve good training results. The second notes the negative impacts on relationships between teachers and students, such as lack of understanding, lack of empathy, unavailability, authoritarianism, arrogance and excessive demands on activities, which makes it difficult to build an environment conducive to sharing knowledge and positive experiences. It is concluded that affective relationships are essential to teacher training, therefore, they need to be reflected and cultivated. They encourage attitudes of respect and care, becoming an ally of teaching mediation, fostering the creation of bonds of trust, a sense ofsecurity and acceptance in the training itinerary, contributing to the formation of caring future teachers.
Palavras-chave: Relações afetivas
Formação docente
Licenciatura em Pedagogia.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34823
Data do documento: 6-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MALLENAJULIA DA COSTA MARANHÃO e SIMONE SANTOS DE MACENA_2024 01.pdf560,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.