Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34824
Tipo: | TCC |
Título: | A “poiesis” do processo de leitura na educação infantil |
Autor(es): | Medeiros, Paula Danúbia Fernandes de |
Primeiro Orientador: | Silva, Silvânia Lúcia de Araújo |
Resumo: | O artigo ora apresentado tem como tema central A ―Poiesis‖ do processo de leitura na Educação Infantil, cujo tema dar título ao estudo desenvolvido, que reflete sobre a importância e obstáculos enfrentados no processo inicial de aquisição da leitura em uma turma do Infantil II de uma escola particular. Esse estudo tem como objetivo geral analisar e discutir o processo de leitura inicial das crianças na Educação Infantil sob o respaldo do conceito de ―Poiesis‖. É preciso destacar também a necessidade de compreender o processo de leitura na formação inicial da criança na Educação Infantil, identificar métodos e abordagens para a promoção da leitura e, ainda, registrar e discutir os principais desafios encontrados pela professora pesquisadora em formação ao promover a leitura entre crianças da Educação Infantil. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, a partir de uma observação participante, com análise de conteúdos e estudo de caso, enquadrando-se também como pesquisa-ação, onde busca-se uma compreensão mais profunda por meio da participação ativa em sala de aula tendo em vista que a pesquisa durou cerca de um ano com uma turma de Infantil II. Em sala de aula, foram utilizados diferentes métodos que buscavam envolver não apenas as crianças no processo, como também a família, que é parte fundamental no estimulo à leitura. Como resultados obtido, foram encontrados vários desafios, dos quais precisou-se refletir em ato contínuo para que pudessem ser superados, como por exemplo, a busca por estratégias didáticas e práticas interventivas que buscassem cativar as crianças, sempre estimulando-as a entrarem no mundo mágico proporcionado pelos textos e, consequentemente, pela leitura. É preciso ressaltar que a leitura deve se fazer presente na vida de cada criança desde seus primeiros anos, a fim de que o prazer pelos livros e o gosto pela leitura se torne algo rotineiro, dinâmico, lúdico, interativo, uma verdadeira ―obra criativa‖. |
Abstract: | The present article centers on the theme The “Poiesis” of the Reading Process in Early Childhood Education, which also gives the study its title. It reflects on the importance and challenges encountered in the initial stages of reading acquisition in an Infant II class at a private school. The general objective of this study is to analyze and discuss the initial reading process of children in Early Childhood Education under the framework of the concept of Poiesis. It is also essential to understand the reading process in the child’s early development, identify methods and approaches to promote reading, and document and examine the main challenges faced by the researcher-teacher in training while fostering reading among young children. Methodologically, this is a qualitative, exploratory research, based on participant observation, content analysis, and a case study. It also qualifies as action research, seeking a deeper understanding through active classroom involvement over the course of one year with an Infant II class. Various methods were used in the classroom to engage not only the children but also their families, who play a fundamental role in encouraging reading. The results revealed several challenges that required constant reflection in order to be overcome, such as the search for didactic strategies and practical interventions aimed at captivating children, always encouraging them to enter the magical world offered by texts and, consequently, by reading itself. It is important to emphasize that reading should be part of every child’s life from an early age, so that a love of books and reading becomes a routine, dynamic, playful, interactive experience — a true ―creative work.‖ |
Palavras-chave: | Leitura "Poiesis" Educação infanti |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34824 |
Data do documento: | 7-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULA DANÚBIA FERNANDES DE MEDEIROS 2024 01.pdf | 953,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.