Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34835
Tipo: Dissertação
Título: A discussão sobre a prática de análise linguística após 30 anos da publicação de O texto na sala de aula (1984): uma investigação historiográfica
Autor(es): Santiago, Tamires de Lima
Primeiro Orientador: Vieira, Francisco Eduardo
Resumo: O ensino tradicional de gramática vem sendo tema de debates há muitas décadas e passou a ocupar, ao menos teoricamente, um novo lugar no ensino de língua, sobretudo a partir da publicação de O texto na sala de aula (Geraldi, 1984), bem como de documentos oficiais, como os PCN (Brasil, 1998) e as OCEM (Brasil, 2006). Compreender esse fenômeno envolve a análise não só dos resultados de avaliações em larga escala ou da própria experiência em sala de aula, mas também da articulação desses fatores com os estudos vindos da academia. As mudanças existentes no ensino não ocorrem do nada. Assim, a Historiografia da Linguística, campo que se debruça sobre o desenvolvimento do conhecimento produzido acerca da linguagem ao longo da história (cf. Altman, 2004, 2009; Swiggers, 1990, 2004, 2013, 2020; Koerner, 2014), torna-se essencial no percurso de compreensão dos caminhos que o ensino de língua tem seguido. A partir desse entendimento, esta pesquisa busca compreender a abordagem dada à prática de análise linguística entre os anos de 1984 e 2014. Para tanto, fez-se um mapeamento de revistas da área de Linguística e de Letras que tivessem publicações a partir de 1984. Nesse processo, foram identificadas 12 revistas, 4 de qualis A1, 4 de qualis B1 e 4 de qualis B2. Foram analisados um total de 9.685 textos, sendo que 73 deles discutiam de alguma forma o ensino de língua e contavam com o termo fazendo referência à prática de análise da língua a ser desenvolvida em sala de aula. A investigação demonstrou que a maioria dos artigos e ensaios investigados abordaram a análise linguística a partir de um viés interacionista. O contexto textual dessa abordagem, isto é, os contextos temáticos em que a análise linguística estava inserida foram diversos, como as propostas de atividades de leitura e de produção textual, a análise da representação do professor de língua, a formação inicial e continuada de professores, entre outros. A gramática foi tratada, na maioria desses artigos, como um instrumento de fato a ser trabalhado em prol das práticas de uso e de reflexão. Para além de identificar a perspectiva dos pesquisadores, os textos aqui analisados refletiram também a perspectiva dos professores que participaram de pesquisas que observavam a relação entre teoria e prática. Como já havia sido notado no estado da arte, os artigos e ensaios mostraram que ainda havia, entre 1984 e 2014, receios e dúvidas de alguns professores sobre como pôr em prática a análise linguística, tendo, portanto, discurso e práticas diferentes. Por fim, a identificação desses textos é útil para a continuidade da discussão por parte daqueles que fazem pesquisa, como também para os professores que buscam aprimorar sua prática cotidiana e para os graduandos de Letras, que estão recebendo uma formação não mais filológica, mas voltada para o desenvolvimento de habilidades que deem autonomia para o aluno da educação básica, por meio, por exemplo, do que se conhece como Tradição sociodiscursiva (Gueiros, 2019).
Abstract: Traditional grammar teaching has been the subject of debate for many decades and has come to occupy, at least theoretically, a new place in language teaching, especially since the publication of “The text in the classroom" (O texto na sala de aula) (Geraldi, 1984), as well as of official documents, such as the PCN (portuguese abbreviation for National curriculum parameters) (Brasil, 1998) and the OCEM (portuguese abbreviation for Curriculum guidelines for high school) (Brasil, 2006). Understanding this phenomenon involves analyzing not only the results of large-scale assessments or the classroom experience itself, but also the articulation of these elements with studies coming from academia. Existing changes in teaching do not occur out of nowhere. Therefore, the Historiography of linguistics, a field that focuses on the development of knowledge produced on language throughout history (cf. Altman, 2004, 2009; Swiggers, 1990, 2004, 2013, 2020; Koerner, 2014), becomes essential in understanding the paths that language teaching has followed. Based on this understanding, this research aims to understand the approach given to the practice of linguistic analysis between 1984 and 2014. For this purpose, it was mapped journals in the area of Linguistics and Languages, which had publications from 1984 onwards, was carried out. In this process, 12 journals were identified, 4 qualis A1, 4 qualis B1 and 4 qualis B2. Among them, a total of 9,685 texts were analyzed, 73 of which discussed language teaching in some way and relied on the term referring to the practice of language analysis to be developed in the classroom. The research showed that most of the articles and essays analyzed approached linguistic analysis from an interactionist view. The textual context of this approach, which is, the main focus of these texts, was diverse, such as proposals for reading activities and textual production, the analysis of the language teacher representation, the initial and continuing education of teachers, among others. Grammar was handled, in most of these articles, as an instrument to be, indeed, worked on in favor of practices of use and reflection. In addition to identifying the researchers' perspective, the texts here analyzed also reflected the perspective of teachers who participated in researches that observed the relationship between theory and practice. As already noted in the state of the art, the articles and essays showed that, between 1984 and 2014, there were still concern and doubts of some teachers about how to put linguistic analysis into practice, having, therefore, different discourses and practices. Finally, the identification of these texts is useful for the continuity of the discussion on the part of those who do research, as well as for the teachers who seek to improve their daily practice and the undergraduates of Languages, who are receiving a training that is no longer philological, but focused on the development of skills that give autonomy to the basic education student, for example, through what is known as the Socio-discursive tradition (Gueiros, 2019).
Palavras-chave: Linguística
Análise linguística
Língua portuguesa - estudo e ensino
Historiografia da Linguística
Ensino de língua - historiografia
Linguistic analysis practice
Portuguese language teaching
Historiography of Linguistics
Historiography of language teaching.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34835
Data do documento: 8-Nov-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TamiresDeLimaSantiago_Dissert.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons