Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3487| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância da afetividade para a superação das dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita |
| Autor(es): | Santos, Maria Araújo dos |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | Este trabalho tem como tema “A importância da afetividade para superação das dificuldades na Aprendizagem da leitura e escrita” cujo objetivo foi compreender como aspectos da afetividade podem influenciar os alunos para a superação das dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. A base teórica do trabalho foi ancorada na teoria walloniana e nos pesquisadores que se basearam em sua obra, notadamente no que se refere à afetividade fazendo-se presente na sala de aula entre o educador e o educando, para que haja uma interação entre ambos, no desenvolvimento da aprendizagem, já que em certos casos muitos educandos são afetados por essa carência afetiva no ambiente em que estão inseridos. Portanto, a importância do educador demonstrar seu afeto no processo de ensino e aprendizagem, contribui para um melhor entendimento por parte dos educandos transformando a convivência em momentos agradáveis e prazerosos na construção do saber. A pesquisa foi bibliográfica e qualitativa e foi realizada através da coleta de dados, além da observação, foi utilizado o questionário semiestruturado que foi aplicado com as educadoras do 4o e do 5o ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Odilon Coutinho, no município de João Pessoa, Chegamos à conclusão que o educador pode contribuir para a melhoria da qualidade de ensino refletindo em suas ações ao desenvolver sua prática pedagógica, pois sabe-se que, quando o ambiente é acolhedor, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança facilitando as relações interpessoais, fazendo com que ela seja fortalecida com laços afetivos, superando as dificuldades no dia a dia. |
| Abstract: | This work has the them “The importance of affectivity to overcome difficulties in reading and writing learning”, whose objective was to understand how aspects of affectivity can influence students to overcome difficulties in reading and writing learning. Based on the Wallonian theory and researchers who are based on his work. Making itself present in the classroom between the educator and the student, so that there is an interaction between both, in the development of learning. Since in some cases many learners are affected by this affective deficiency in the environment in which they are inserted, therefore the importance of the educator to demonstrate their affection in the process of teaching and learning, thus contributing to a better understanding on the part of the students making the coexistence in moments pleasant and pleasurable in the construction of knowledge. The research was bibliographical and qualitative and was performed through data collection. In addition to the observation, the semi-structured questionnaire was used, which was applied with the 4th and 5th grade primary school teachers, at the Monsenhor Odilon Coutinho State School of Elementary Education, in the municipality of João Pessoa. We conclude that the educator can contribute to the improvement of the quality of teaching reflected in his actions in developing his pedagogical practice, since it is known that when the environment is welcoming, it contributes to the cognitive development of the child facilitating interpersonal relationships, making it strengthened with affective bonds, overcoming difficulties in everyday life. |
| Palavras-chave: | Afetividade Dificuldade de aprendizagem Leitura Escrita |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3487 |
| Data do documento: | 30-Out-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MAS15122017.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
