Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34883
Tipo: | TCC |
Título: | Formação de gestores escolares: um estudo do município de Solânea-PB |
Autor(es): | Fontes, Aline Karoline Santos de Silva, Denise Freitas da |
Primeiro Orientador: | Dutra, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel |
Resumo: | A formação inicial e continuada de gestores é uma das demandas da educação brasileira em razão da relevância desses profissionais para o funcionamento da escola e da melhoria da qualidade da educação. Para melhor compreender a temática, este trabalho tem como objetivo analisar a formação inicial e continuada dos gestores escolares no município de Solânea/PB e como estes colaboram com o exercício de suas funções. Os objetivos específicos consistem em evidenciar os cursos de graduação, os de longa e de curta duração na área da gestão escolar e identificar o impacto da formação para o exercício profissional do gestor escolar. Justificamos a relevância da pesquisa em razão de os cursos de formação inicial e continuada articulados à gestão escolar serem ofertados a fim de que os profissionais possam compreender a dinâmica da função e melhor definir as estratégias de ações para a escola. A formação apoia os profissionais nas responsabilidades múltiplas no âmbito escolar. Como fundamentos teóricos, adotamos Luck (2012) e Libâneo (2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, a qual utilizou como procedimentos metodológicos para a constituição dos dados, o questionário do tipo aberto e a pesquisa bibliográfica. Os dados constituídos foram organizados em eixos temáticos e discutidos em duas subseções: Formação inicial e continuada dos gestores escolares e Impactos da formação para o exercício profissional. Na primeira, evidenciamos o perfil dos gestores: um grupo é formado por três mulheres e um homem, com idade entre 40 e 63 anos, servidores públicos do município de Solânea. Em suas trajetórias formativas se dedicaram a cursos de formação continuada de longa e de curta duração na área da gestão escolar ou em outras afins. Três têm especialização na área da gestão e uma na área da História e os cursos de curta duração informados são na área da gestão escolar ou no trabalho docente. Na segunda subseção, abordamos como a formação inicial e continuada influenciam no exercício das funções, uma vez que têm impactos significativos na prática profissional por proporcionar a construção de conhecimentos teórico-práticos necessários à profissão e ao enfrentamento dos desafios. A formação inicial desempenha um papel importante na introdução dos profissionais no universo da gestão escolar, no entanto, ela e a prática diária na função são o que os favorece melhor. |
Abstract: | The initial and continuing education of managers is one of the demands of Brazilian education due to the relevance of these professionals for the functioning of the school and the improvement of the quality of education. To better understand the theme, this work aims to analyze the initial and continuing education of school managers in the municipality of Solânea/PB and how they collaborate with the exercise of their functions. The specific objectives consist of highlighting undergraduate courses, long and short-term courses in the area of school management and identifying the impact of education on the professional practice of the school manager. We justify the relevance of the research due to the fact that initial and continuing education courses linked to school management are offered so that professionals can understand the dynamics of the function and better define action strategies for the school. Education supports professionals in the multiple responsibilities within the school environment. As theoretical foundations, we adopt Luck (2012) and Libâneo (2007). This is a qualitative research in education, which used as methodological procedures for the constitution of the data, the open-type questionnaire and bibliographic research. The constituted data were organized into thematic axes and discussed in two subsections: Initial and continuing education of school managers and Impacts of education on professional practice. In the first, we highlight the profile of the managers: one group is formed by three women and one man, aged between 40 and 63 years, public servants of the municipality of Solânea. In their educational trajectories, they dedicated themselves to long and short-term continuing education courses in the area of school management or other related areas. Three have specialization in the area of management and one in the area of History, and the shortterm courses reported are in the area of school management or in teaching work. In the second subsection, we address how initial and continuing education influence the exercise of functions, since they have significant impacts on professional practice by providing the construction of theoretical-practical knowledge necessary for the profession and for facing challenges. Initial education plays an important role in introducing professionals to the world of school management, however, it and the daily practice in the function are what best favors them. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Formação de gestores Exercício profissional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34883 |
Data do documento: | 30-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ALINE KAROLINE SANTOS DE FONTES E DENISE FREITAS DA SILVA 01 2024.pdf | 369,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.