Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34897
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Hallyu em Perspectiva Multidimensional: uma análise das Dimensões Acadêmica, Governamental e da Indústria Cultural |
Autor(es): | Carvalho, Fernanda Vieira |
Primeiro Orientador: | Fróio, Liliana Ramalho |
Resumo: | O presente trabalho de dissertação aborda a Hallyu, termo criado pelos meios de comunicação da China no final dos anos 90 e atualmente utilizado para definir a popularidade das celebridades e produtos culturais sul-coreanos. Tal fenômeno transmite padrões coreanos, códigos comportamentais, preferências do consumidor, moda, culinária e o idioma. Devido aos retornos econômicos e promoção do aprimoramento da imagem nacional, foi explicitamente adotada pela Coreia do Sul desde os anos 2000, reforçando a agenda econômica neoliberal do governo e o nacionalismo cultural. Dessa forma, a pergunta norteadora deste estudo é “quais os efeitos da Hallyu enquanto fenômeno cultural internacional?” O intuito consiste em analisar a repercussão multidimensional de um fenômeno cultural, especificamente sobre três setores: (1) Acadêmico, observando os seus efeitos na academia brasileira e sul-coreana, (2) Governamental, por meio da análise do envolvimento do governo sul-coreano com a Hallyu e seu uso como instrumento político-estratégico (em especial na diplomacia cultural sul-coreana) e na (3) Indústria Cultural, abordando o desenvolvimento desse setor a partir da Hallyu e como os produtos culturais interessam ao setor privado e ajudam a construir imagens e disseminar imaginários sobre a Coreia do Sul. A fim de analisar a Hallyu em perspectiva multidimensional, adotou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, demonstrando o caráter essencialmente qualitativo deste estudo. A fim de se analisar o impacto da Onda Coreana na Academia Sul-Coreana, contrastou-se um levantamento bibliográfico na plataforma Web of Science com os estudos de Hong, Park e Park (2017), Yoon e Kang (2017) e Hong et al. (2019). A seguir, realizou-se um estudo bibliométrico no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e dos artigos disponíveis na plataforma Web of Science e Google Acadêmico para analisar os efeitos na Academia Brasileira. Quanto às dimensões governamental e da indústria cultural, a construção histórica das instituições governamentais e das indústrias culturais envolvidas na Onda Coreana foi obtida através de revisão de literatura. Já os dados sobre exportação dos produtos culturais coreanos e análise da imagem nacional sul-coreana foram obtidos nos sites e relatórios produzidos pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Serviço de Cultura e Informação da Coreia (KOCIS), pela Agência de Conteúdo Criativo (KOCCA) e pela Fundação Coreana para o Intercâmbio Cultural Internacional (KOFICE). Como resultados, no aspecto acadêmico observa-se um impacto nas temáticas de estudo e na produção acadêmica na Coreia do Sul e no Brasil. No setor governamental, concluiu-se que a Onda Coreana foi utilizada como um mecanismo de diplomacia pública sul-coreana e uma política de Estado, explicitando o arcabouço institucional de formulação e implementação de políticas culturais. Por fim, sobre os efeitos sobre a indústria cultural, obteve-se que a popularidade dos produtos culturais sul-coreanos também depende de fatores únicos e peculiares dos países receptores. A Hallyu representa mudanças significativas nas relações de acesso, consumo, produção e distribuição das informações; mas também cria imaginários e repercute culturalmente frente ao público internacional. |
Abstract: | This dissertation introduces the Hallyu, a term created by the Chinese media in the late 90s and currently used to define the popularity of South Korean celebrities and cultural products. This phenomenon transmits Korean standards, behavioral codes, consumer preferences, fashion, cuisine and language. Considering the economic returns and promotion of improving national image, it has been explicitly adopted by South Korea since the 2000s, reinforcing the government's neoliberal economic agenda and cultural nationalism. In this regard, the research question is “what are the effects of Hallyu as an international cultural phenomenon?” The purpose is the analyze of repercussion of the phenomenon on three sectors (1) Academic, remarking its effects on Brazilian and South Korean academia; (2) Government, through the analysis of the South Korean government's involvement with Hallyu and its use as a political instrument (especially in South Korean cultural diplomacy); and in (3) Cultural Industry, introducing the development of this sector based on Hallyu and how cultural products develop images and disseminate imaginaries about South Korea. With the purpose of analyze the Hallyu from a multidimensional perspective, a bibliographical and documentary research was adopted, demonstrating the essentially qualitative nature of this study. To investigate the impact of the Korean Wave on the South Korean Academy, bibliographic research on the Web of Science platform was contrasted with studies by Hong, Park and Park (2017), Yoon and Kang (2017) and Hong et al. (2019). Subsequently, a bibliometric study was conducted on the Catálogo de Teses e Dissertações da Capes and articles available on the Web of Science and Google Scholar platforms to analyze the effects on the Brazilian Academy. The historical construction of government institutions and cultural industries involved in the Korean Wave was obtained through a literature review. Data on exports of Korean cultural products and analysis of the South Korean national image were obtained from websites and reports produced by the Ministry of Culture, Sports and Tourism, the Ministry of Foreign Affairs, the Korean Culture and Information Service (KOCIS), the Korea Creative Content Agency (KOCCA) and the Korea Foundation for International Cultural Exchange (KOFICE). As a result, in the academic aspect there is an impact on study topics and academic production in South Korea and Brazil. In the government sector, it was concluded that the Korean Wave was used as a South Korean public diplomacy mechanism and a state policy, explaining the institutional organization which for formulate and implement cultural policies. Finally, for the South Korean cultural industries, it was also found that the popularity of cultural products also depends on unique and peculiar factors in the consumers countries. Hallyu represents significant changes in the relationships of access, consumption, production and distribution of information, furthermore a redefinition of cultural identity for the international public. |
Palavras-chave: | Cultura sul-coreana - Hallyu Hallyu - Impacto Multidimensional Hallyu - Onda Coreana Onda Coreana - Impactos Coreia do Sul Onda Coreana - Impactos Brasil Impacto multidimensional Brasil Korean Wave Multidimensional impact South Korea Brazil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Relações Internacionais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34897 |
Data do documento: | 16-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FernandaVieiraCarvalho_Dissert.pdf | 6,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons