Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34904
Tipo: TCC
Título: Ações psicopedagógicas em contextos de vulnerabilidade social: uma revisão integrativa
Autor(es): Lima, Alana Vieira de
Primeiro Orientador: Oliveira, Mariana Lins de
Resumo: Este estudo discute a análise da atuação da Psicopedagogia em contextos de vulnerabilidade social, identificando quais as vulnerabilidades pontuadas e quais ações serão válidas. Trata-se uma revisão integrativa com pesquisa nas bases: SciELO, LILACS e Revista de Psicopedagogia, a fim de compreender como a prática psicopedagógica tem sido abordada em relação a indivíduos e grupos em situações vulneráveis. Os resultados indicaram que a vulnerabilidade interfere significativamente no processo de aprendizagem e aquisição de habilidades, destacando a importância das ações psicopedagógicas na redução de problemas como evasão escolar e atenuação da retenção. Conclui-se que, para atuar nesses contextos, o psicopedagogo deve adotar uma abordagem sensível e compatível com o ambiente, ampliando suas ferramentas e perspectivas de atuação.
Abstract: This study discusses the analysis of Psychopedagogy’s role in contexts of social vulnerability, identifying the specific vulnerabilities noted and the actions deemed effective. It is an integrative review with research conducted in the SciELO, LILACS, and Revista de Psicopedagogia databases to understand how psychopedagogical practice has been addressed regarding individuals and groups in vulnerable situations. The results indicated that vulnerability significantly impacts the learning process and skill acquisition, highlighting the importance of psychopedagogical actions in reducing issues like school dropout and mitigating retention. It is concluded that, to operate in these contexts, the psychopedagogue must adopt a sensitive approach compatible with the environment, broadening their tools and perspectives in practice.
Palavras-chave: Psicopedagogia
Vulnerabilidades
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34904
Data do documento: 24-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVL25062025.pdf305,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons