Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34907
Tipo: | TCC |
Título: | Narcisismo e estilos parentais: o impacto da parentalidade narcísica no desempenho acadêmico dos filhos |
Autor(es): | Dinoá, Aline Alves de Mendonça |
Primeiro Orientador: | Monteiro, Renan Pereira |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as relações entre estilos parentais, narcisismo parental, desempenho acadêmico e variáveis escolares, como assiduidade, reprovação e recuperação. Com base em análises correlacionais pelo método de Spearman, foi estudada uma amostra de 81 estudantes, entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas públicas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Os resultados indicam que afeto e controle parental estão interligados e se relacionam com o desempenho acadêmico. O apoio dos pais nas atividades escolares, especialmente do pai, mostrou um impacto significativo nas notas dos alunos. A assiduidade foi associada ao maior sucesso escolar e menores reprovações. Embora o narcisismo parental não tenha mostrado correlação direta com o desempenho acadêmico, esteve relacionado a um controle maior sobre os filhos, afetando a dinâmica familiar. A consistência entre os estilos parentais de ambos os pais reforça a importância de um equilíbrio entre afeto e controle, promovendo sucesso escolar e bem-estar emocional. Em síntese, a pesquisa conclui que afeto, controle parental e envolvimento escolar são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. A harmonia entre os estilos parentais fortalece o ambiente familiar e o vínculo afetivo com os filhos, enquanto o narcisismo parental, embora não interfira diretamente no desempenho acadêmico, exerce relação nas práticas parentais. Promover um ambiente familiar afetivo e envolvido é essencial para o desempenho escolar dos adolescentes. |
Abstract: | This research investigated the relationships between parenting styles, parental narcissism, academic performance, and school-related variables such as attendance, failure, and recovery. Based on correlational analyses using the Spearman method, a sample of 81 students aged between 12 and 19 years, enrolled in public schools from the 7th to the 9th grade of elementary school and high school, was studied. The results indicate that parental affection and control are interconnected and influence academic performance. Parental support in school activities, particularly from fathers, showed a significant impact on students' grades. Attendance was associated with greater academic success and lower failure rates. Although parental narcissism did not show a direct correlation with academic performance, it was related to greater control over the children, affecting family dynamics. The consistency between the parenting styles of both parents reinforces the importance of a balance between affection and control, promoting academic success and emotional well-being. In summary, the research concludes that affection, parental control, and school involvement are fundamental for students' academic development. Harmony between parenting styles strengthens the family environment and emotional bond with children, while parental narcissism, although not directly interfering with grades, influences parenting practices. Promoting an affectionate and engaged family environment is essential for adolescents' academic performance. |
Palavras-chave: | Estilos parentais Narcisismo parental Desempenho acadêmico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34907 |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AAMD25062025.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons