Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34916
Tipo: TCC
Título: A participação da família no processo da leitura: uma revisão da literatura
Autor(es): Bastos, Dayana Virgínia Ribeiro
Primeiro Orientador: Ferrari Neto, José
Resumo: Observa-se que a família pode contribuir para a formação de diferentes aspectos do indivíduo, desde a sua gestação até a velhice. A aprendizagem ocorre a todo momento, e a leitura é uma das habilidades que, quando estimulada corretamente, tem o seu processo de desenvolvimento transcorrendo de forma mais fácil. Tendo isso em vista, o presente artigo tem como tema o papel da família no processo de aprendizagem da leitura, assumindo por objetivo geral a realização de uma revisão da literatura sobre o papel da família no processo de leitura em crianças. Seus objetivos específicos são: analisar a relação entre família e aprendizagem da leitura, identificar estratégias eficazes de leitura para o engajamento familiar e compreender os benefícios da participação da família no processo de aquisição da leitura. A revisão confirmou que existe a necessidade da família em participar de todo o processo da aquisição da leitura para que a criança tenha um bom desenvolvimento, diminuindo a probabilidade de enfrentar dificuldades. Conclui-se que o envolvimento da família é fundamental, além de ser necessários novos estudos, os quais considerem os diversos fatores dentro do ambiente familiar que influenciem no processo da habilidade da leitura, levando em consideração ainda, de que o psicopedagogo pode fornecer um auxílio indispensável para essa aprendizagem.
Abstract: It is observed that the family can contribute in different aspects of the individual, starting from gestation. Learning occurs at every moment, and reading is one of the skills that, when correctly stimulated, makes the process easier. In view of this, the present article aims to conduct a literature review on the role of the family in the reading process of children, as well as its specific objectives: to analyze the relationship between family and reading learning, to identify effective reading strategies for family engagement, and to understand the benefits of family participation in the process of acquiring reading skills. The objectives were achieved through the publications found, confirming the need for the family to participate in the entire process of reading acquisition so that the child can have good development, reducing the likelihood of facing difficulties. It is concluded that family involvement is essential, and further studies are needed that consider the various factors within the family environment that influence the process of reading skill development, also taking into account that the psychopedagogue can provide indispensable support for this learning.
Palavras-chave: Família
Leitura
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34916
Data do documento: 30-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVRB25062025.pdf935,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons