Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34916
Tipo: | TCC |
Título: | A participação da família no processo da leitura: uma revisão da literatura |
Autor(es): | Bastos, Dayana Virgínia Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Ferrari Neto, José |
Resumo: | Observa-se que a família pode contribuir para a formação de diferentes aspectos do indivíduo, desde a sua gestação até a velhice. A aprendizagem ocorre a todo momento, e a leitura é uma das habilidades que, quando estimulada corretamente, tem o seu processo de desenvolvimento transcorrendo de forma mais fácil. Tendo isso em vista, o presente artigo tem como tema o papel da família no processo de aprendizagem da leitura, assumindo por objetivo geral a realização de uma revisão da literatura sobre o papel da família no processo de leitura em crianças. Seus objetivos específicos são: analisar a relação entre família e aprendizagem da leitura, identificar estratégias eficazes de leitura para o engajamento familiar e compreender os benefícios da participação da família no processo de aquisição da leitura. A revisão confirmou que existe a necessidade da família em participar de todo o processo da aquisição da leitura para que a criança tenha um bom desenvolvimento, diminuindo a probabilidade de enfrentar dificuldades. Conclui-se que o envolvimento da família é fundamental, além de ser necessários novos estudos, os quais considerem os diversos fatores dentro do ambiente familiar que influenciem no processo da habilidade da leitura, levando em consideração ainda, de que o psicopedagogo pode fornecer um auxílio indispensável para essa aprendizagem. |
Abstract: | It is observed that the family can contribute in different aspects of the individual, starting from gestation. Learning occurs at every moment, and reading is one of the skills that, when correctly stimulated, makes the process easier. In view of this, the present article aims to conduct a literature review on the role of the family in the reading process of children, as well as its specific objectives: to analyze the relationship between family and reading learning, to identify effective reading strategies for family engagement, and to understand the benefits of family participation in the process of acquiring reading skills. The objectives were achieved through the publications found, confirming the need for the family to participate in the entire process of reading acquisition so that the child can have good development, reducing the likelihood of facing difficulties. It is concluded that family involvement is essential, and further studies are needed that consider the various factors within the family environment that influence the process of reading skill development, also taking into account that the psychopedagogue can provide indispensable support for this learning. |
Palavras-chave: | Família Leitura Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34916 |
Data do documento: | 30-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DVRB25062025.pdf | 935,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons