Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34926
Tipo: TCC
Título: Tecnologias digitais e o ensino remoto em tempos de pandemia: uma análise de experiências docentes no município de Assunção, Paraíba.
Autor(es): Oliveira, Janicleide de
Primeiro Orientador: Dias, Fernanda Nóbrega Martins
Resumo: Diante da necessidade do distanciamento social necessário para conter a disseminação da pandemia do Covid-19 o ensino passou a ser realizado de forma remota, mediada pelas Tecnologias Digitais, o que ocasionou mudanças significativas nas práticas docentes. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais nas práticas docentes com o propósito de identificar o impacto desta utilização em relação ao aprendizado dos alunos acerca dos conteúdos das disciplinas do ponto de vista dos professores do Município de Assunção – PB. O estudo se mostra relevante por explorar um assunto que está em evidência na atualidade e vem impactando muitas famílias e profissionais que lidam com o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que o ensino remoto foi a saída encontrada em meio a situação vigente, assim, há barreiras a serem enfrentadas, como por exemplo, a carência dos discentes no que se refere ao acesso à internet e na disposição de mídias e recursos digitais. Também existem vantagens como a disponibilidade do material que pode ser revisto pelos discentes e o desenvolvimento de conteúdos mais interativos e estimulantes, mesmo assim, é necessária uma ênfase maior nas barreiras a ser transpostas para alcançar resultados satisfatórios.
Abstract: Given the need for social distancing necessary to contain the spread of the Covid-19 pandemic, teaching began to be carried out remotely, mediated by Digital Technologies, which caused significant changes in teaching practices. In this context, this research aims to analyze the use of digital technologies in teaching practices in order to identify the impact of this use in relation to student learning about the contents of the subjects from the point of view of teachers in the Municipality of Asunción - PB . The study is relevant for exploring a subject that is in evidence today and has been impacting many families and professionals who deal with the teaching and learning process. The results showed that remote learning was the solution found in the current situation, thus, there are barriers to be faced, such as the lack of students with regard to internet access and the provision of digital media and resources. There are also advantages such as the availability of material that can be reviewed by students and the development of more interactive and stimulating content, even so, greater emphasis is needed on the barriers to be overcome to achieve satisfactory results.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Ensino Remoto
Barreiras
Município de Assunção - PB
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34926
Data do documento: 2-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janicleide de Oliveira_TCC.pdfTCC957,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons