Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mariana Rocha Paulino da-
dc.date.accessioned2018-02-28T14:57:30Z-
dc.date.available2017-12-05-
dc.date.available2018-02-28T14:57:30Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3492-
dc.description.abstractThe present paper has the childhood logical-mathematical reasoning as the main theme, as well as its applicability in school scope. Through qualitative research, a project was followed in a school in the city of João Pessoa-PB, in Brazil, with 24 first- grade students. The goal was to analyse how the acquisition of logical-mathematical reasoning process takes place in childhood, up to six years-old. For that matter, we had the theoretical support and analysis of Jean Piaget’s Cognition Theory in children development and some approaches of logical-mathematical development. For a supporting analysis, the project was planned over Mathmatics, with the purpose of application in our research. The results were consolidated by the teacher’s report, who accentuates that this applicability was of great importance for those students. The methodology used searched for ludic and interdisciplinary resources for wider learning and higher class interaction. By the end of this construction, we realized the positive influence of this research project in children educational path, for they are in knowledge acquisition stage, related to concrete operation moment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-28T14:57:30Z No. of bitstreams: 1 MRPS05122017.pdf: 2329203 bytes, checksum: edc892c2b0512be55c7175dd7b75e499 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-28T14:57:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRPS05122017.pdf: 2329203 bytes, checksum: edc892c2b0512be55c7175dd7b75e499 (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectRaciocínio lógico - matemáticapt_BR
dc.titleCognição e aprendizagem: noção de número e aplicabilidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Jaqueline Brito Vidal-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema o raciocínio lógico-matemático na infância e sua aplicabilidade no âmbito escolar. Por meio de uma pesquisa qualitativa, aplicamos um projeto numa escola localizada na cidade de João Pessoa (PB), com 24 alunos do 1o ano do ensino fundamental. Nosso objetivo foi analisar como se dá o processo de aquisição do raciocínio lógico-matemático na infância, até os 6 anos de idade. Para isto, nosso apoio teórico na construção deste trabalho se deu através da análise da Teoria Cognitiva do Desenvolvimento Infantil de Jean Piaget e algumas abordagens sobre o desenvolvimento lógico-matemático na infância. Para uma análise comprobatória, elaboramos o projeto sobre matemática, no intuito de servir de aplicação para nossa pesquisa. Os resultados deste trabalho se consolidaram por intermédio do relato feito pela professora da turma. A mesma enfatizou que esta aplicação foi de grande importância para a aprendizagem dos alunos da turma. A metodologia buscou trazer recursos lúdicos e interdisciplinares para uma maior aprendizagem e interação da turma. Ao final desta construção, percebemos que esta pesquisa influenciou positivamente na trajetória educacional de crianças que estão em plena fase de descoberta dos conhecimentos relacionados à fase das operações concretas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRPS05122017.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.