Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3493
Tipo: TCC
Título: A educação emocional e o curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Costa, Maria Gorete Xavier da
Primeiro Orientador: Carício, Márcia Rique
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a Educação Emocional. Entendemos que a Educação começa em casa, junto à família, para depois se complementar na escola e, a Educação Emocional é o estudo e a relação que o indivíduo tem sobre as suas emoções. Nesta perspectiva, este trabalho abrange, como universo de pesquisa, o curso presencial e noturno de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, na cidade de João Pessoa – PB. Tem como objetivo geral conhecer o que o estudante do Curso de Pedagogia sabe sobre a Educação Emocional para o trabalho pedagógico, além dos seguintes objetivos específicos: conhecer a importância da Educação Emocional como disciplina para o curso de Pedagogia na UFPB; analisar até que ponto o futuro pedagogo sabe o que é Educação Emocional, e destacar a importância da Educação Emocional para o futuro pedagogo. É uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, porque trabalha com o universo dos significados dos sujeitos pesquisados. Os sujeitos são quarenta alunos concluintes do curso noturno de Pedagogia presencial da UFPB. Os dados foram coletados durante o mês de outubro de 2017, por meio de um questionário contendo perguntas fechadas e abertas e do caderno de campo como instrumentos de pesquisa, analisados através da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade da implementação da Educação Emocional como tema transversal no currículo do curso de Pedagogia da UFPB, de como isso seria uma possibilidade para o(a) futuro(a) pedagogo(a) saber lidar com as próprias emoções em sala de aula e com as emoções dos futuros alunos.
Abstract: This Conclusion Course Paper has as it’s central theme Emotional Education. We understand that education begins at home, bonded with the family, then complements in school. Emotional Education is the study and the relathionship that the individual has about their own emotions. In this perspective, this work emcompasses, as a research universe, the presencial and the night course of Pedagogical Degree of the Federal University of Paraíba (UFPB), Campus I, in the city of João Pessoa – PB. It’s general objective is to know what the student of the Pedagogy Course knows about Emotional Education for the pedagogical work, besides the following specific objectives: to know the importance of the Emotion Education as a discipline for the course of Pedagogy in the UFPB; to analyze the extent to which the future educator knows what Emotional Education is, and highlight the importance of Emotional Education for the future pedagogue. It is a qualitative research of the exploratory type, because it works with the universe meanings of the reseached subjects. They are forty graduations students of a nocturnal class of Pedagogy Course of UFPB. The data was collected in the month of october, 2017, through a questionare containing closed and open question and the field book as research instruments, analyzed through the contente analysis. The results point to the need to implement Emotional Education as a transversal theme in the curriculum of the Pedagogy course of the UFPB, how it would be a possibility for the future pedagogue to be able to deal with their own emotions in the classroom and the emotions of future students.
Palavras-chave: Educação emocional
Pedagogo
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3493
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGXC14122017.pdf943,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.