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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34948
Tipo: Dissertação
Título: Arlindo e sua família : uma análise crítica transviada do discurso multimodal sobre identidade, pertencimento e resistência nos quadrinhos de Luiza de Souza
Autor(es): Oliveira, José Alves de
Primeiro Orientador: Bezerra, Fábio Alexandre Silva
Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa analisa o quadrinho Arlindo (2021) pela ótica da Análise Crítica do Discurso (ACD) (Fairclough, 1995; 2015 [1989]; Resende; Ramalho, 2006) e da Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2020) com o objetivo de discutir como os discursos multimodais sobre homossexualidade materializados na obra atuam na manutenção ou contestação de hegemonias relacionadas às sexualidades. Para tanto, buscamos compreender como o protagonista e sua sexualidade é retratada em seu meio familiar através dos discursos e das relações sociais materializados pelos recursos verbais (Halliday; Matthiessen, 2004) e visuais (Kress; Van Leeuwen, 2020) contidos no recorte familiar que fizemos da obra. Além disso buscamos identificar na obra, através dos conceitos de Imagens de Controle (Bueno, 2020; Collins, 2019), Trialidade Opressora (Bezerra, 2023) e Resistência (Foucault, 1979), se há ou não profundidade no desenvolvimento deste personagem e de sua identidade afetiva e sexual. Compreendemos, através das análises realizadas, que há discursos homofóbicos e misóginos presentes na obra; contudo, estão presentes para serem discutidos e combatidos, não reforçados. O mesmo ocorre com a presença de Imagens de Controle, que estão presentes para serem desconstruídas. Por fim, a presença materializada da Trialidade Opressora e dos processos de Resistência conferem à obra uma complexidade incomum a obras desta temática voltadas para o público infantojuvenil.
Abstract: This qualitative study analyzes the graphic novel Arlindo (2021) through Critical Discourse Analysis perspective (Fairclough, 1995; 2015 [1989]; Resende; Ramalho, 2006) and the Grammar of Visual Design (Kress; Van Leeuwen, 2020). The aim is to dicuss how multimodal discourses about homosexuality materialized in the graphic novel act on the maintenance or contestation of hegemonies related to sexualities. To this end, we seek to identify how the protagonist and his sexuality are developed in his family environment through discourses and social relations materialized by the verbal (Halliday; Matthiessen, 2004) and visual (Kress; Van Leeuwen, 2020) resources of the familiar´s cut from the work. Furthermore, we try to identify through the concepts of Controlling Images (Bueno, 2020; Collins, 2019), Oppressive Triality (Bezerra, 2023) and Resistance (Foucault, 1979) the existence or not of a complex character development when it comes to his sexual and emotional identity. We perceive through the analysis that the existence of homophobic and misogynist discourses underlying the graphic novel serves as point of discussion in a combative way. The same happens with the presence of the concepts of Controlling Imagens, Oppressive Triality and Resistance also giving this work an unusual complexity in graphic novels aiming the young audience.
Palavras-chave: Análise do discurso
Quadrinhos
Imagens de controle
Trialidade opressora
Homossexualidade
Homosexuality
Family
Graphic novel
Oppressive triality
Resistance and Controlling Images
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34948
Data do documento: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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