Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34959
Tipo: | TCC |
Título: | Psicopedagogia em transformação: a realidade de discentes transvestigeneres na Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Almeida, Kayli Mydriel Santana de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Mariana Lins de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga as vivências e desafios enfrentados por discentes Transvestigeneres na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destacando obstáculos institucionais, violências simbólicas e estratégias de resistência. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza entrevistas semiestruturadas com alunos e alunas trans de diferentes cursos, revelando problemas recorrentes como o uso inadequado do nome social, a falta de acessibilidade em banheiros e a burocratização das políticas inclusivas. Além disso, são mencionadas violências simbólicas como erros de pronomes, assédio moral e olhares transfóbicos, que afetam diretamente o bem-estar acadêmico. Apesar desses desafios, a pesquisa também evidencia formas de resistência, como o apoio mútuo em coletivos trans, como estratégia de enfrentamento e permanência. A pesquisa conclui que, apesar das dificuldades, as redes de apoio e a produção acadêmica oferecem esperança e motivação para a permanência desses estudantes na universidade, reforçando a importância de uma pedagogia inclusiva e sensível às questões de gênero tendo como uma possível ferramenta de (Trans)formação a psicopedagogia. |
Abstract: | This thesis explores the experiences and challenges faced by transvestigeneres students at the Federal University of Paraíba (UFPB), focusing on institutional obstacles, symbolic violence, and resistance strategies. Using a qualitative approach and semi-structured interviews, the study reveals recurring issues such as improper use of social names, lack of bathroom accessibility, and bureaucratization of inclusive policies. Symbolic violence, such as pronoun mistakes, moral harassment, and transphobic stares, significantly impacts academic wellbeing. Despite these challenges, the research highlights forms of resistance, including mutual support within trans collectives as a defense mechanism. The study concludes that, despite difficulties, support networks and academic engagement offer hope and motivation for the students' perseverance at the university, emphasizing the importance of an inclusive pedagogy sensitive to gender issues, using psychopedagogy as a possible (Trans)formation tool. |
Palavras-chave: | Transvestigeneres Violências simbólicas Resistência Psicopedagogia Inclusão acadêmica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34959 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KMSA27062025.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons