Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34960
Tipo: TCC
Título: Intervenção colaborativa entre mediadores da aprendizagem e psicopedagogos na educação inclusiva
Autor(es): Soares, Keteny Taynã de Souza
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: Este trabalho propôs compreender o trabalho colaborativo entre a Psicopedagogia e os mediadores da aprendizagem como agentes da educação inclusiva, assim como, analisar os pressupostos históricos, saberes e fazeres da educação inclusiva, caracterizar as principais atividades do mediador de inclusão escolar e contextualizar a Psicopedagogia. O percurso metodológico é qualificado como uma Pesquisa-Ação, com características exploratória e descritiva, com um delineamento longitudinal, quanto à coleta de dados, é de natureza qualitativa. O trabalho é fundamentado nas legislações que respaldam a educação, é contextualizado a educação e todo a evolução alcançada até os dias atuais, adentrando em específico nos profissionais especialistas da aprendizagem e na psicopedagogia, por fim, é destacado o trabalho colaborativo realizado entre os mediadores da aprendizagem e os psicopedagogos através da análise de uma experiência prática. Os resultados deste estudo evidenciaram a significância do fazer dessas duas profissões como instrumentos de efetivação de uma educação inclusiva.
Abstract: This study aims to understand how the psychopedagogue can mediate the teaching-learning and affectivity process in the inclusive context, as well as conceptualize institutional psychopedagogy, present a psychopedagogical intervention and discuss the contributions of the psychopedagogue as a mediator in the school context. The methodology consists of a previous bibliographical research, theoretical knowledge covered in four chapters. Initially, psychopedagogy and the psychopedagogue as an intervention mediator are conceptualized, the theories of the most referenced theorists in selected articles and publications are presented, the role of affectivity, social interactions and school inclusion is discussed, and the contributions of psychopedagogy to meaningful learning are discussed. . In the end, the results reinforce the relevance of psychopedagogical practice and its much-needed interventions to maintain and promote the benefits of social interaction and affectivity among everyone involved in the school context, with the aim of understanding how affectivity and interactions social aspects are inseparable from the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Mediadores da aprendizagem
Psicopedagogia
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34960
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KTSS27062025.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons