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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34962
Tipo: TCC
Título: A educação financeira e a aposentadoria sob a visão dos estudantes das Ciências Atuariais, Contábeis e Econômicas da UFPB
Autor(es): Moura, Chainá Suzanny Carvalho de Sousa
Primeiro Orientador: Freire, Anna Paola Fernandes
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo identificar a educação financeira e a aposentadoria sob a visão dos alunos de Ciências Atuariais, Contábeis e Econômicas da UFPB. Para a concretização desta pesquisa foram aplicados 184 questionários presenciais e 82 questionários respondidos online por meiodo Google forms somando um total de 266 questionários com perguntas sobre o perfil dos alunos, conhecimento dos alunos sobre educação financeira e previdência, bem como se eles realizam a formação de reserva monetária para o futuro e se conhecem os investimentos que podem ser usados para contribuir para a aposentadoria. Os resultados mostram que os alunos não possuem conhecimento sobre a educação financeira e previdenciária já que 48% não possuem conhecimento sobre o que é um plano de previdência privada como o PGBL e VGBL, além disso quando foi questionado aos respondentes se eles conheciam outros investimentos diferentes dos que foram citados a maioria da amostra com 45% não responderam a pergunta aberta, e quando foi questionado se os alunos faziam algum investimento 40% revelou não guardar dinheiro para isso, os alunos também eram imediatistas só pensavam em formar reserva para aposentadoria quando possuir mais estabilidade com 51% da amostra. Foi possível concluir que a falta de políticas públicas para que sejam inseridas desde a infância nas escolas causam a falta desse conhecimento e medidas podem ser tomadas para atenuar a problemática como as instituições públicas criarem projetos para desenvolver os alunos bem como os projetos de extensão.
Abstract: The main objective of this research was to identify financial education and retirement from the perspective of students of Actuarial, Accounting and Economic Sciences at UFPB. To carry it out, 184 face-to-face questionnaires and 82 questionnaires answered online through Google forms were applied, adding up to a total of 266 questionnaires with questions about the students' profile, students' knowledge about financial education and pensions, as well as whether they form a monetary reserve for the future and whether they know the investments that can be used to contribute to retirement. The results show that the students do not have knowledge about financial and social security education since 48% do not have knowledge about what a private pension plan such as PGBL and VGBL is, in addition when the respondents were asked if they knew other investments different from those mentioned the majority of the sample with 45% did not answer the open question, and when asked if the students made any investments, 40% revealed that they did not save money for it, the students were also short-sighted, they only thought about forming a retirement reserve when they had more stability, with 51% of the sample. It was possible to conclude that the lack of public policies for them to be inserted from childhood in schools causes the lack of this knowledge and measures can be taken to mitigate the problem, such as public institutions creating projects to develop students, as well as extension projects.
Palavras-chave: Educação Financeira
Aposentadoria
Discentes de Ciências Atuariais
Discentes de Ciências Contábeis
Discentes de Ciências Econômicas
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34962
Data do documento: 30-Abr-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Atuariais

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