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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34969
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise dos sentidos com expressões de bocas (satisfeito e insatisfeito) no poema Ingenuidade |
Autor(es): | Silva, Thiago Dias da |
Primeiro Orientador: | Alves, Edneia de Oliveira |
Resumo: | A literatura surda brasileira está se constituindo enquanto área do saber nas universidades brasileiras e está se fortalecendo como manifestação cultural da comunidade surda, portanto, é um objeto riquíssimo a ser investigado. Esta pesquisa surge como um dos trabalhos pioneiros com base nos conceitos-chave de Bakhtin (1981, 1986, 2002) e da verbo-visualidade de Brait (2009, 2011, 2013). Os objetivos foram delineados a partir da seguinte questão de pesquisa: Como analisar a dialogicidade do Ingenuidade do poema na obra de Yanna Porcino? Para tanto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a dialogicidade do poema Ingenuidade de Yanna Porcino e os objetivos específicos foram: assinalar os aspectos verbo-visuais existentes no poema; descrever gênero e a esfera discursiva presente no poema; verificar o sentido da expressão da boca satisfeito e insatisfeito no poema Visual Vernacular “Ingenuidade”. A metodologia adotada foi a pesquisa do tipo qualitativa e documental, incluindo a transcrição do poema em vídeo para escrita de sinais, utilizando o sistema SignPuddle Online. A análise enfocou os aspectos verbo-visuais e expressões faciais, especialmente as articulações-boca, utilizando estratégias como leitura flutuante e categorização para interpretar os sentidos. Os principais resultados indicaram que o gênero discursivo identificado foi o literário, que a esfera discursiva consiste na cultura surda, representa o contexto social, cultural e histórico que molda os discursos, na qual a narrativa poética é utilizada para contar história, contribuindo para a literatura em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cultura nordestina. Foram encontradas 29 expressões de boca, estas expressões são enunciadas em meio à expressão literária e provocam no leitor/interlocutor a construção de sentidos diversos, de satisfação e insatisfação. A autoria foi definida pela interseção de identidades: mulher, negra, surda, poeta, artista e educadora que assume a posição de protagonista ao dar voz às experiências de uma mulher surda e que a articulação-boca acrescenta o sentido de intensidade das expressões de emoção. |
Abstract: | The brazilian deaf literature has becoming a knowledge in Brazilian university and has becoming strong as a cultural expression in the deaf community. By the way, it is a reach object to investigate. This research arises as a pioneer works of the research based on key concepts of the Bakhtin (1981, 1986, 2002) and visual verb of Brait (2009, 2011, 2013). The objectives were outlined based on the following research question: How to analyze the dialogicity of the poem Ingenuity in the work of Yanna Porcino? For this purpose, the general objective of this work was to analyze the dialogicity of the poem “Ingenuity” (Naivety). The specific objectives were: to highlight the verbal-visual aspects present in the poem; to describe the genre and discursive sphere present in the poem; and to verify the meaning of the expression of a satisfied and dissatisfied mouth in the Visual Vernacular poem “Ingenuity”. The methodology adopted was qualitative and documentary research, which included the transcription of the poem from video into sign language writing using the SignPuddle Online system. The analysis focused on visual verb elements and facial expressions, especially mouth-articulations, employing strategies such as floating reading and categorization to interpret meaning. The main results indicated that the discursive gender was the literary, that its discursive sphere consists in deaf culture, representing the social, cultural, and historical context that shapes the discourses, whom poetic narrative is used to tell about an experience of a woman, contribute to Brazilian Sign Language (Libras) literature and to northeastern culture. 29 expressions of mouth were found, these expressions are enunciated in the context of literary expression and provoke in the reader/interlocutor the construction of different meanings, of satisfaction and dissatisfaction. The authorship was defined by insertion of the identities like: woman, black, deaf, poet, artist and educator that assume a protagonist position in giving voice to experience of a deaf woman. The other result, was that mouth movement add intensity sense in emotion expression in the discusses. |
Palavras-chave: | Libras Poesia surda - Brasil Escrita de sinais Verbo-visual Visual vernacular Poem Sign writing Verbal-visuality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34969 |
Data do documento: | 31-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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