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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34975
Tipo: TCC
Título: Análise de conteúdo produzido no Instagram por jovens e adultos autistas
Autor(es): Brito, Kethelyn Lay Basílio Nunes de
Primeiro Orientador: Pires, Thereza Sophia Jácome
Resumo: O Instagram é uma rede social que surgiu em 2010, para fins pessoais, como compartilhar fotos e vídeos. Contudo, com o passar dos anos tornou-se também um veículo comercial, de criação de conteúdos e de defesa de causas, como o ativismo autista. Nesta rede, os conteúdos formais e informais produzidos por autistas jovens e adultos têm aumentado de forma significativa. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que manifesta-se desde a primeira infância, e é caracterizado, principalmente, por dificuldades na comunicação e na interação social. Ao realizar uma revisão literária, observa-se que a produção acadêmica acerca do autismo centra-se, de forma privilegiada, na visão do cuidador, da criança e do profissional, negligenciando o que significa ser autista para autistas jovens e adultos. Portanto, o presente estudo teve como objetivo analisar os conteúdos que jovens e adultos autistas produzem sobre o autismo no Instagram. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise documental, que adotou a coleta de dados públicos de rede social. 68 perfis foram analisados e tiveram suas postagens categorizadas por meio da Análise Conteúdo de Bardin, considerando um recorte temporal de janeiro a dezembro de 2021. Após o processo de filtragem de conteúdo, 32 perfis foram escolhidos para a realização da análise de conteúdo categorial. Posteriormente, com a análise de três juízes, os resultados foram estruturados em 4 categorias que se subdividiram em: Autismo: diagnóstico, tratamento e comorbidades; Habilidades sociais e comportamentos agressivos; Inserção social: sexualidade, mercado de trabalho e direitos; e, Posts pessoais, polêmicas, críticas e preconceitos.
Abstract: Instagram is a social network that emerged in 2010, for personal purposes, how to share photos and videos. However, it became a vehicle commercial, content creation and defense of causes, such as the autist activism. In this network, the formal and informal contents produced by young and adult autistics have increased in a way significant. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a disorder of neurodevelopment, which manifests itself from early childhood, and is characterized mainly by difficulties in communication and in social interaction. However, it is observed that academic production about autism focuses, in a privileged way, on the vision of the caregiver, child and professional, neglecting what it means be autistic for young and adult autistics. Given the above, the present study aimed to analyze the contents that young people and adults autists produce about autism on Instagram. It's a qualitative research, of documentary analysis, which adopted the collection of public social network data. 68 profiles were analyzed and had your posts categorized through the Content Analysis of Bardin, considering a time frame from January to December of 2021. After the content filtering process, 32 profiles were chosen to carry out the categorical content analysis. Subsequently, with the analysis of three judges, the results were structured into four categories that were subdivided into subcategories: Autism: diagnosis, treatment and comorbidities; Social skills and aggressive behaviors; Social insertion: Sexuality, religion, labor market and rights; and, Personal Posts, Controversies, criticisms and prejudices.
Palavras-chave: Autismo
Ativismo
Instagram
Análise de conteúdo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34975
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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