Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34988
Tipo: TCC
Título: Tecnologias digitais da informação e comunicação: a percepção discente sobre as disciplinas tecnológicas no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Peroni, Andreia Boaventura
Primeiro Orientador: Dias, Guilherme Ataíde
Resumo: Este trabalho versa sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no campo da Biblioteconomia, de forma específica no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. O estudo surge em um contexto em que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão revolucionando a maneira como a informação é armazenada, transmitida e preservada. O problema investigado refere-se à percepção que os alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba possuem em relação às disciplinas de Tecnologia da Informação presentes na grade curricular. Objetiva-se identificar como essas disciplinas influenciam na formação do profissional bibliotecário e explorar maneiras de aprimorar o componente curricular. O estudo tem uma natureza exploratória, e a abordagem de investigação é mista. A pesquisa conclui que os discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba tendem a ter uma percepção positiva em relação às disciplinas ministradas no curso. O estudo aponta a necessidade de preparar adequadamente as universidades para o ensino das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em suas diferentes disciplinas. Essas são considerações fundamentais para moldar o perfil do profissional bibliotecário na sociedade contemporânea, tornando-o um agente de mudança capaz de se destacar em um mundo cada vez mais digital.
Abstract: This work addresses Digital Information and Communication Technologies in the field of Library Science, specifically in the Library Science Course at the Federal University of Paraíba. The study arises in a context where Digital Information and Communication Technologies are revolutionizing the way information is stored, transmitted, and preserved. The problem investigated refers to the perception that students at the Federal University of Paraíba Library Science Course have about the Information Technology disciplines present in the curriculum. The objective is to identify how these disciplines influence the training of the librarian professional and explore ways to improve the curricular component. The study has an exploratory nature, and the research approach is mixed. The research concludes that the students at the Federal University of Paraíba Library Science Course tend to have a positive perception regarding the disciplines taught in the course. The study points out the need to adequately prepare universities for teaching Digital Information and Communication Technologies in their different disciplines. These are fundamental considerations to shape the profile of the librarian professional in contemporary society, making him a change agent capable of standing out in an increasingly digital world.
Palavras-chave: Bibliotecário
Profissional da Informação
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34988
Data do documento: 20-Jun-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABP25062023.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons