Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34990
Tipo: TCC
Título: TDAH na vida adulta: as implicações do diagnóstico tardio
Autor(es): Mendes, Michelly Cristine de Oliveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os impactos do diagnóstico tardio em adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo foi realizado por meio de uma revisão de escopo, com foco na literatura científica nacional sobre o tema. Embora o TDAH seja amplamente associado à infância, muitos adultos permanecem sem diagnóstico até fases posteriores da vida, o que pode resultar em dificuldades acadêmicas, profissionais e interpessoais. Com a preocupação com as implicações supra referidas, buscamos realizar essa pesquisa com vistas a contribuir com construtos teóricos para a área. Para tanto, como objetivos específicos priorizamos: categorizar os artigos incluídos na revisão de escopo com base na metodologia utilizada e os participantes; identificar as lacunas na literatura científica nacional sobre o tema (diagnóstico tardio de TDAH em adultos); analisar os impactos negativos do diagnóstico tardio do TDAH na vida cotidiana de pessoas acometidas. Os resultados mostram que a identificação tardia pode trazer alívio aos pacientes, ao mesmo tempo em que destaca a importância de intervenções terapêuticas e medicamentosas para melhorar a qualidade de vida. No entanto, a literatura sobre TDAH em adultos ainda é escassa, evidenciando a necessidade de mais pesquisas na área.
Abstract: This Final Course Project aims to analyze the impacts of late diagnosis in adults with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The study was conducted through a scoping review, focusing on national scientific literature on the subject. Although ADHD is widely associated with childhood, many adults remain undiagnosed until later stages of life, which can result in academic, professional, and interpersonal difficulties. Concerned with the aforementioned implications, we sought to conduct this research with a view to contributing theoretical constructs to the field. To this end, as specific objectives, we prioritized: categorizing the articles included in the scoping review based on the methodology used and the participants; identifying gaps in the national scientific literature on the topic (late diagnosis of ADHD in adults); and analyzing the negative impacts of late ADHD diagnosis on the daily lives of affected individuals. The results show that late identification can bring relief to patients while highlighting the importance of therapeutic and medicinal interventions to improve quality of life. However, the literature on ADHD in adults is still scarce, evidencing the need for more research in the area.
Palavras-chave: Psicopedagogia
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Diagnóstico tardio - TDAH
TDAH - adulto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34990
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCOM01072025.pdf772,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.