Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35
metadata.dc.type: TCC
Title: Sequências Numéricas: Aplicação de forma dinâmica.
metadata.dc.creator: Silva, Elba Henrique da.
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Givaldo de.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é um relato da experiência didática, de ensino da Matemática onde, iremos abordar a Sucessão ou Sequência Numérica, percebendo o que é uma Sequência numérica, identificando regularidades; estudando as progressões aritméticas (PA) desde seu conceito até como expressar e calcular o termo geral de uma PA e a soma dos seus termos, e também conceituar progressão geométrica (PG), expressar e calcular o termo geral de uma PG e a soma dos seus termos e utilizar os conceitos de PA e PG na resolução de problemas. Realizada durante estágio supervisionado em uma Escola Estadual de primeiro e segundo grau do município de Campina Grande/PB, os dados obtidos do período, que caracterizam o ambiente e espaço amostral estudado, apontam as dificuldades normalmente enfrentadas no ensino das Sequências numéricas e uma proposta de prática pedagógica buscando a melhoria do ambiente e da qualidade do ensino. A análise das informações obtidas corroborou o referencial teórico, apontando que o planejamento, adequação dos conteúdos e práticas às realidades enfrentadas dos alunos, podem promover melhorias significativas para a formação plena dos indivíduos de forma contínua.
Abstract: This CBT course conclusion work is an account of teaching experience, teaching of mathematics where we discuss the succession or the numerical sequence, realizing what is a numerical sequence, identifying regularities; studying the arithmetic progressions (PA), from its concept how to calculate and express the general term of an AP and the sum of its terms, and also conceptualize geometric progression(GP), to express and calculate the general term of a GP and the sum of its termsand use the concepts of PG and PA in the resolution of problems. Performed duringsupervised training in a state school for the first and second degree in CampinaGrande / PB. , Data from the period, which characterize the environment and thesample studied, show the difficulties usually encountered in the teaching ofsequences and a proposal of pedagogical practice seeks to improve the environment and the quality of education. The analysis of information obtainedconfirmed the theoretical framework, noting that the planning, adequacy of the contents and practices to the realities facing the students, can promote significant improvements to train full of people continuously.
Keywords: Ensino e aprendizagem de matemática
Sequências numéricas
Métodos matemáticos
Teaching and learning math
Number Sequences
Mathematical methods
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35
Issue Date: 14-Aug-2012
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EHS14082012.pdf483,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.