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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35008
Tipo: | TCC |
Título: | Atuação psicopedagógica institucional: o uso de recursos lúdicos para a aprendizagem da leitura e escrita |
Autor(es): | Silva, Talita Vitória Vitorino da |
Primeiro Orientador: | Pires, Thereza Sophia Jácome |
Resumo: | O uso de recursos lúdicos para o desenvolvimento da leitura e escrita no campo institucional é definido como um pilar importante para o desenvolvimento da aprendizagem de forma dinâmica e eficaz, possibilitando o desenvolvimento cognitivo, social e motor do aprendente. O psicopedagogo institucional deve estar atento a essa demanda e assim estabelecer orientações aos professores para aplicabilidade desses recursos. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a percepção de psicopedagogos sobre o uso de recursos lúdicos no contexto institucional na aprendizagem da leitura e escrita. Para isso, foi realizado um levantamento com onze psicopedagogos que residem em João Pessoa e em Bayeux, que utilizam e orientaram o uso de recursos lúdicos para o desenvolvimento da leitura e escrita na escola e sobre a compreensão da importância do uso desses materiais. A fim de atender os objetivos propostos, foi aplicado um questionário estruturado, composto por dez perguntas, com psicopedagogas que atuam em escolas públicas e privadas. O instrumento foi elaborado por meio do Google Forms, sendo o link de acesso enviado aos participantes. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente com base em Bardin (2016), indicando que os profissionais compreendem a importância dos recursos lúdicos para o desenvolvimento da leitura e escrita e delinear sobre a atuação psicopedagógica no campo escolar. |
Abstract: | The use of recreational resources for the development of reading and writing in the institutional field is defined as an important pillar for the development of learning in a dynamic and effective way, enabling the cognitive, social and motor development of the learner. The institutional psychopedagogue must be aware of this demand and thus establish guidelines for teachers on the applicability of these resources. The present study had as its general objective to analyze the perception of psychopedagogues about the use of recreational resources in the institutional context for learning to read and write. To this end, a survey was conducted with eleven psychopedagogues living in João Pessoa and Bayeux, who use and guide the use of recreational resources for the development of reading and writing in school and about their understanding of the importance of using these materials. In order to meet the proposed objectives, a structured questionnaire, composed of ten questions, was applied to psychopedagogues who work in public and private schools. The instrument was prepared using Google Forms, and the access link was sent to the participants. The data obtained were analyzed qualitatively based on Bardin (2016), indicating that professionals understand the importance of playful resources for the development of reading and writing and outline the psychopedagogical performance in the school field. |
Palavras-chave: | Recursos lúdicos Aprendizagem Psicopedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35008 |
Data do documento: | 17-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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