Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35038
Tipo: TCC
Título: Guia informativo sobre adaptação curricular para professores
Autor(es): Clementino, Thaynara do Nascimento
Primeiro Orientador: Jácome, Thereza Sophia
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, categorizado como artístico-cultural, tem como objetivo a criação de um Guia Informativo sobre Adaptação Curricular para auxiliar professores na implementação de adaptações adequadas às necessidades de alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento, como TDAH, Dislexia, Deficiência Intelectual, entre outros. A partir da aplicação do modelo ADDIE de Design Instrucional, foram desenvolvidas estratégias pedagógicas para promover a inclusão escolar, garantindo que os direitos assegurados na legislação brasileira sejam cumpridos. O guia, elaborado com base em uma pesquisa de campo com 65 professores, oferece informações teóricas e recomendações práticas para lidar com os transtornos que interferem diretamente na aprendizagem e são mais frequentes no cotidiano dos professores. O material foi disponibilizado em formato PDF para download gratuito, a fim de ampliar seu alcance e facilitar o acesso dos professores a informações essenciais para a prática inclusiva.
Abstract: This Final Graduation Project, categorized as an artistic-cultural work, aims to create an Informative Guide on Curriculum Adaptation to assist teachers in implementing suitable adaptations for students with Neurodevelopmental Disorders such as ADHD, Dyslexia, Intellectual Disabilities, among others. Through the application of the ADDIE Instructional Design model, pedagogical strategies were developed to promote school inclusion, ensuring that the rights guaranteed by Brazilian legislation are fulfilled. The guide, developed based on a field study involving 65 teachers, provides theoretical information and practical recommendations to address the disorders that directly interfere with learning and are most frequently encountered by teachers in their daily routines. The material was made available in PDF format for free download, aiming to expand its reach and facilitate teachers' access to essential information for inclusive practices.
Palavras-chave: Adaptação curricular
Transtornos do neurodesenvolvimento
Educação inclusiva
Psicopedagogia
Design instrucional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35038
Data do documento: 17-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TNC02072025.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.