Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vanide Alves dos-
dc.date.accessioned2025-07-02T17:57:03Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T17:57:03Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35044-
dc.description.abstractnteraction with nature can contribute positively to children's development, stimulating physical skills, learning, memory and sociability. However, it is noticeable that children are distancing themselves from the natural environment, spending more time indoors and using technology. Nature Deficit Disorder (NDD) refers to the adverse consequences of children's lack of interaction with the environment, which can affect their physical and psychological health. The aim of this research was to carry out a scoping review of scientific publications with proposals that promote children's contact with nature. The method used was exploratory research, a cross-sectional study with a qualitative approach through a scoping review. As a result, the studies highlighted the importance of contact between children and nature for children's growth, as this interaction improves learning, ecological participation, socialization, attention and memory. Thus, providing children with contact with nature is an investment in the formation of healthy and aware individuals, who will contribute to the conservation of the planet for generations to come.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-02T17:57:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAS0207205.pdf: 1059797 bytes, checksum: afbfba3fed89fcc7cba5d6e7989452c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T17:57:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAS0207205.pdf: 1059797 bytes, checksum: afbfba3fed89fcc7cba5d6e7989452c2 (MD5) Previous issue date: 2024-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContato com a naturezapt_BR
dc.subjectRevisão de escopopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDéficit de naturezapt_BR
dc.titleBenefícios do contato com a natureza na aprendizagem das crianças: uma revisão de escopopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Viviany Silva-
dc.description.resumoA interação com a natureza pode contribuir positivamente para o desenvolvimento infantil, estimulando habilidades físicas, aprendizado, memória e sociabilidade. No entanto, nota-se que as crianças estão se distanciando do ambiente natural, passando mais tempo em espaços fechados e fazendo uso de tecnologias. O Transtorno de Déficit de Natureza - TDN, refere-se às consequências adversas da ausência de interação das crianças com o meio ambiente, podendo afetar sua saúde física e psicológica. O objetivo desta pesquisa foi fazer uma revisão de escopo das publicações científicas com propostas que promovam o contato das crianças com a natureza. O método utilizado foi a pesquisa exploratória, sendo um estudo transversal com abordagem qualitativa por meio de uma revisão de escopo. Como resultados, os estudos destacaram a importância do contato entre crianças e a natureza para o crescimento infantil, pois essa interação aprimora o aprendizado, a participação ecológica, a socialização, a atenção e a memória. Assim, proporcionar às crianças contato com a natureza é um investimento na formação de indivíduos saudáveis e conscientes, que contribuirão na conservação do planeta para as próximas gerações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAS0207205.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons