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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edicleide Martins da-
dc.date.accessioned2025-07-03T12:46:13Z-
dc.date.available2025-02-04-
dc.date.available2025-07-03T12:46:13Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35050-
dc.description.abstractIntroduction: Oral language development in early childhood is a multifaceted process essential for the formation of cognitive, social, and emotional skills that last throughout life. However, certain risk factors can affect the acquisition and development of this ability. Objectives: Article 1 aimed to investigate the prevalence of oral language complaints among children enrolled in Municipal Early Childhood Education Centers (CMEI) in a northeastern capital, seeking to understand the factors that may influence this scenario. Article 2 aimed to map the non-biological factors that influence oral language development. Method: The first article is a cross-sectional, exploratory, descriptive, and field study with a qualitative-quantitative approach. The research was conducted at CMEIs in João Pessoa, PB, from April 2023 to December 2023, after approval by the Ethics Committee under opinion no. 6.018.552. A total of 140 guardians of children aged between one and a half to three years enrolled in CMEIs participated. The second article is a scoping review conducted according to the Joanna Briggs Institute (JBI) guidelines and written following the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis - extension for scoping reviews (PRISMA- ScR) recommendations. Results: The first article reported that 43% of participants had some type of language complaint, with speech delay (80%) being the most mentioned, and the majority of this sample (53%) had a family history of difficulties in this area. The second article demonstrated that risk factors such as social vulnerability, low- income environments, and low parental education levels can impair language development. Conclusion: It is concluded that there is a significant prevalence of complaints related to oral language development in preschoolers and that non- biological aspects influence the acquisition and development of this ability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-07-03T12:46:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdicleideMartinsDaSilva_Dissert.pdf: 976734 bytes, checksum: 5fe31ea896610bdcb02b29cc802a6548 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T12:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdicleideMartinsDaSilva_Dissert.pdf: 976734 bytes, checksum: 5fe31ea896610bdcb02b29cc802a6548 (MD5) Previous issue date: 2024-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem - Transtornospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem - Fatores de riscopt_BR
dc.subjectLinguagem - Criançaspt_BR
dc.subjectLanguage developmentpt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionpt_BR
dc.subjectDevelopmental language disorderspt_BR
dc.subjectRisk factorspt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.titleFatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem oral na primeira infânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luciana Figueiredo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3164158574509387pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4145254171461133pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O desenvolvimento da linguagem oral na primeira infância é um processo multifacetado e essencial para a formação das habilidades cognitivas, sociais e emocionais que perduram ao longo da vida, porém, determinados fatores de riscos podem implicar na aquisição e no desenvolvimento dessa habilidade. Objetivos: O Artigo 1 objetivou investigar a prevalência da queixa de linguagem oral das crianças matriculados em Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI de uma capital nordestina, buscando compreender os fatores que podem influenciar esse cenário enquanto o Artigo 2 objetivou mapear os fatores não-biológicos que influenciam o desenvolvimento da linguagem oral. Método: O primeiro artigo trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e de campo, de abordagem quali- quantitativa. A pesquisa foi realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI, situados no município de João Pessoa – PB, no período de abril/2023 a dezembro/2023, após aprovação do Comitê de Ética sob o parecer n° 6.018.552. Participaram 140 responsáveis de crianças com faixa etária entre um ano e meio a três anos de idade matriculadas nos CMEI. O segundo artigo consiste em uma revisão da literatura realizada conforme as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI) e redigida de acordo com as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis - extensão para revisões de escopo (PRISMA- ScR). Resultados: Os resultados do primeiro artigo descreveram que 43% dos participantes apresentam algum tipo de queixa de linguagem, sendo atraso na fala (80%) a queixa mais mencionada e, a maior parte dessa amostra (53%) apresenta antecedentes familiares com alterações nessa habilidade. Os resultados do segundo artigo demonstraram que os fatores de risco, como a vulnerabilidade social, ambientes de baixa renda, baixo nível de escolaridade dos pais podem comprometer o desenvolvimento linguístico. Conclusão: Conclui-se que há uma prevalência significativa de queixas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral em pré- escolares e que os aspectos não-biológicos demarcam influências na aquisição e no desenvolvimento dessa habilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMedicinapt_BR
dc.publisher.programPrograma Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL)

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