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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35050
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem oral na primeira infância |
Autor(es): | Silva, Edicleide Martins da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Luciana Figueiredo de |
Resumo: | Introdução: O desenvolvimento da linguagem oral na primeira infância é um processo multifacetado e essencial para a formação das habilidades cognitivas, sociais e emocionais que perduram ao longo da vida, porém, determinados fatores de riscos podem implicar na aquisição e no desenvolvimento dessa habilidade. Objetivos: O Artigo 1 objetivou investigar a prevalência da queixa de linguagem oral das crianças matriculados em Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI de uma capital nordestina, buscando compreender os fatores que podem influenciar esse cenário enquanto o Artigo 2 objetivou mapear os fatores não-biológicos que influenciam o desenvolvimento da linguagem oral. Método: O primeiro artigo trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e de campo, de abordagem quali- quantitativa. A pesquisa foi realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI, situados no município de João Pessoa – PB, no período de abril/2023 a dezembro/2023, após aprovação do Comitê de Ética sob o parecer n° 6.018.552. Participaram 140 responsáveis de crianças com faixa etária entre um ano e meio a três anos de idade matriculadas nos CMEI. O segundo artigo consiste em uma revisão da literatura realizada conforme as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI) e redigida de acordo com as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis - extensão para revisões de escopo (PRISMA- ScR). Resultados: Os resultados do primeiro artigo descreveram que 43% dos participantes apresentam algum tipo de queixa de linguagem, sendo atraso na fala (80%) a queixa mais mencionada e, a maior parte dessa amostra (53%) apresenta antecedentes familiares com alterações nessa habilidade. Os resultados do segundo artigo demonstraram que os fatores de risco, como a vulnerabilidade social, ambientes de baixa renda, baixo nível de escolaridade dos pais podem comprometer o desenvolvimento linguístico. Conclusão: Conclui-se que há uma prevalência significativa de queixas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral em pré- escolares e que os aspectos não-biológicos demarcam influências na aquisição e no desenvolvimento dessa habilidade. |
Abstract: | Introduction: Oral language development in early childhood is a multifaceted process essential for the formation of cognitive, social, and emotional skills that last throughout life. However, certain risk factors can affect the acquisition and development of this ability. Objectives: Article 1 aimed to investigate the prevalence of oral language complaints among children enrolled in Municipal Early Childhood Education Centers (CMEI) in a northeastern capital, seeking to understand the factors that may influence this scenario. Article 2 aimed to map the non-biological factors that influence oral language development. Method: The first article is a cross-sectional, exploratory, descriptive, and field study with a qualitative-quantitative approach. The research was conducted at CMEIs in João Pessoa, PB, from April 2023 to December 2023, after approval by the Ethics Committee under opinion no. 6.018.552. A total of 140 guardians of children aged between one and a half to three years enrolled in CMEIs participated. The second article is a scoping review conducted according to the Joanna Briggs Institute (JBI) guidelines and written following the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis - extension for scoping reviews (PRISMA- ScR) recommendations. Results: The first article reported that 43% of participants had some type of language complaint, with speech delay (80%) being the most mentioned, and the majority of this sample (53%) had a family history of difficulties in this area. The second article demonstrated that risk factors such as social vulnerability, low- income environments, and low parental education levels can impair language development. Conclusion: It is concluded that there is a significant prevalence of complaints related to oral language development in preschoolers and that non- biological aspects influence the acquisition and development of this ability. |
Palavras-chave: | Aquisição da linguagem Desenvolvimento da linguagem - Transtornos Desenvolvimento da linguagem - Fatores de risco Linguagem - Crianças Language development Language acquisition Developmental language disorders Risk factors Child |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Medicina |
Programa: | Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35050 |
Data do documento: | 30-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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