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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35054
Tipo: TCC
Título: Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino superior para surdos: uma revisão da literatura
Autor(es): Ramalho, Yasmim Carvalho
Primeiro Orientador: Finco, Mateus David
Resumo: Esta revisão da literatura investiga o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas assistivas na inclusão educacional de alunos surdos no ensino superior. Através da análise de doze artigos relevantes, a pesquisa revela que as TDIC desempenham um papel crucial na promoção de ambientes de aprendizagem acessíveis e interativos, facilitando a superação de barreiras comunicativas e incentivando a participação ativa dos estudantes surdos. A mediação pedagógica eficaz e a formação adequada dos docentes são enfatizadas como fatores determinantes para a maximização do uso das tecnologias. No entanto, permanecem desafios significativos, como a necessidade de adaptações institucionais e a implementação de práticas pedagógicas inclusivas que considerem as especificidades da comunidade surda. Os resultados sugerem a urgência de um compromisso colaborativo entre educadores, gestores e a própria comunidade surda para garantir uma educação superior inclusiva e de qualidade. Este estudo destaca também a necessidade de investigações futuras que explorem a eficácia de diferentes abordagens pedagógicas e políticas inclusivas para promover a equidade no ensino superior.
Abstract: This literature review investigates the role of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as assistive tools in the educational inclusion of deaf students in higher education. Through the analysis of twelve relevant articles, the research reveals that DICT plays a crucial role in promoting accessible and interactive learning environments, facilitating the overcoming of communication barriers and encouraging the active participation of deaf students. Effective pedagogical mediation and adequate teacher training are emphasized as key factors for maximizing the use of these technologies. However, significant challenges remain, such as the need for institutional adaptations and the implementation of inclusive pedagogical practices that consider the specificities of the deaf community. The findings suggest an urgent need for a collaborative commitment among educators, administrators, and the deaf community to ensure inclusive and high-quality higher education. This study also highlights the necessity for future investigations to explore the effectiveness of different pedagogical approaches and inclusive policies to promote equity in higher education.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Inclusão educacional
Alunos surdos
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35054
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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