Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35105
Tipo: | TCC |
Título: | Práticas pedagógicas para o desenvolvimento de competências socioemocionais na educação infantil |
Autor(es): | Valentim, Maria Fernanda de Lima |
Primeiro Orientador: | Martins, Maurício Rebelo |
Resumo: | Este trabalho aborda de que maneira ocorrem as práticas pedagógicas voltadas para a formação das competências socioemocionais na Educação Infantil, visando compreender como as educadoras da cidade de Arara-PB implementam essas práticas. O objetivo geral foi analisar como as professoras da Educação Infantil do município de Arara têm promovido o desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças. Para sustentar o objetivo geral, escolhemos como objetivos específicos conhecer a concepção das competências socioemocionais na educação infantil à luz da BNCC; verificar as metodologias utilizadas para o desenvolvimento das competências socioemocionais; avaliar a participação das crianças nas atividades pensadas para o desenvolvimento dessas competências e, por último, refletir os principais avanços e dificuldades no trabalho com as competências socioemocionais. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e exploratória quanto aos objetivos. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro professoras da Educação Infantil. Com relação aos procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental seguida de entrevistas com um roteiro semiestruturado de 12 questões. Com a análise dos resultados, foram reconhecidas as variadas abordagens aplicadas pelas educadoras, os obstáculos enfrentados para implementar o ensino dessas competências e ainda o progresso das crianças ao compreenderem suas emoções, além da importância do suporte familiar e da capacitação dos docentes. Nesse sentido, observamos que desde o início da educação básica, o desenvolvimento socioemocional é um elemento crucial para a formação integral dos indivíduos. Por isso, é vital que os cursos voltados para educadores abordem essas competências tanto no ambiente escolar quanto na realidade da criança, promovendo, desse modo, futuros adultos que sejam seguros e emocionalmente equilibrados. |
Abstract: | This study looks at how pedagogical practices aimed at developing socio-emotional competencies in early childhood education take place, in order to understand how teachers in the city of Arara-PB implement these practices. The general objective was to identify how kindergarten teachers in the municipality of Arara have promoted the development of children's socio-emotional skills. To support the general objective, we chose the following specific objectives: to learn about the concept of socio-emotional competences in early childhood education in the light of the BNCC; to check which methodologies are used to develop these socio-emotional competences; to investigate how children participate in the activities designed to develop these competences and, finally, to point out the main advances and difficulties in working with socio-emotional competences. Methodologically, this is a basic study with a qualitative approach and exploratory objectives. The subjects of this research were four nursery school teachers. In terms of procedures, a bibliographical and documentary survey was carried out, followed by interviews with a semi-structured script of 12 questions. The analysis of the results revealed the varied approaches applied by the educators, the obstacles faced in implementing the teaching of these skills and the children's progress in understanding their emotions, as well as the importance of family support and teacher training. In this sense, we can see that from the beginning of basic education, socio-emotional development is a crucial element for the integral formation of individuals. It is therefore vital that courses aimed at educators address these skills both in the school environment and in t |
Palavras-chave: | Competências Socioemocionais Práticas Pedagógicas Aprendizagem Formação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35105 |
Data do documento: | 8-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA FERNANDA DE LIMA VALENTIM 2025 01.pdf | 534,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.