Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35110
Tipo: | TCC |
Título: | Organização do trabalho pedagógico na educação infantil na perspectiva da atividade criadora da imaginação: um relato de experiência |
Autor(es): | Silva, Renan de Souza |
Primeiro Orientador: | Damasceno, Jalmira Linhares |
Resumo: | Este trabalho científico, que apresento como relato de experiência de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e experimental, teve como objetivo de estudo a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da atividade criadora da imaginação na Educação Infantil. A educação infantil ainda expressa em seus trabalhos a herança do caráter assistencialista e compensatório de seu prelúdio, a partir disso se faz necessário pensar em práticas pedagógicas que quebram com esse ciclo, o presente artigo tem a pretensão de contribuir com este movimento trazendo experiências que colaborem com o desenvolvimento de ideias de práticas que vão para além da reprodução escolar. Partindo de minhas experiências docentes frente a uma turma de pré escola da cidade de Solânea-PB, vinculadas ao projeto Canteiros de Criação do Programa das Licenciaturas (PROLICEN), descreve-se os esforços feitos pelo docente na tentativa de aproximação de sua prática com os conceitos de atividade criadora da imaginação abordados por Vigotski em seus textos, e utilizando-se como ferramenta de coleta de dados, a observação participante, aqui pensada através da ideia de escuta defendida por Paulo Freire, implicando diretamente no posicionamento do professor diante sua turma. De forma geral podemos concluir a partir da discussão aqui realizada com base na comparação de duas experiências de organização da prática docente que a atividade criadora da imaginação é mais perceptível no ambiente escolar a depender da garantia de alguns fatores favoráveis como a liberdade de brincar e a disposição de materiais do interesse infantil na sala de aula, além de exigir do professor um posicionamento crítico em relação a sua profissão. Por isso, na Educação Infantil, a escuta ativa e sensível das crianças foi para mim a descoberta de um saber necessário e fundamental no meu percurso formativo com as crianças. |
Abstract: | This scientific work, which I present as an experience report of a qualitative research, of a basic and experimental nature, had as its objective to study the organization of pedagogical work from the perspective of the creative activity of imagination in Early Childhood Education. Early childhood education still expresses in its works the legacy of the welfare and compensatory character of its prelude, from this it is necessary to think of pedagogical practices that break with this cycle, the present article aims to contribute to this movement by bringing experiences that collaborate with the development of ideas of practices that go beyond school reproduction. Based on my teaching experiences with a preschool class in the city of Solânea-PB, linked to the Canteiros de Criação project of the Undergraduate Program (PROLICEN), I describe the efforts made by the teacher in an attempt to bring his practice closer to the concepts of creative activity of the imagination addressed by Vygotsky in his texts, and using participant observation as a data collection tool, here conceived through the idea of listening defended by Paulo Freire, directly implying the positioning of the teacher in relation to his class. In general, we can conclude from the discussion carried out here based on the comparison of two experiences of organizing teaching practice that the creative activity of the imagination is more noticeable in the school environment depending on the guarantee of some favorable factors such as freedom to play and the provision of materials of interest to children in the classroom, in addition to requiring the teacher to take a critical position in relation to his profession. Therefore, in Early Childhood Education, active and sensitive listening to children was, for me, the discovery of necessary and fundamental knowledge in my educational journey with children. |
Palavras-chave: | Atividade criadora da imaginação Prática pedagógica Escuta |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35110 |
Data do documento: | 12-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENAN DE SOUZA SILVA 2025 01.pdf | 725,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.