Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3512
Tipo: TCC
Título: As interações entre bebês e adultos no berçário de um CREI em João Pessoa/PB
Autor(es): Coutinho, Tamara de Lima
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as interações entre adultos e bebês na faixa etária de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e 5 (cinco) meses em um berçário de um CREI em João Pessoa/PB e por objetivos específicos compreender o cotidiano do berçário, identificar os momentos de interação entre adultos e bebês e compreender as concepções dos profissionais a respeito da vivência pedagógica no trabalho desenvolvido com as crianças. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, composto de uma revisão teórica sobre o tema. A partir das contribuições de Barbosa (2008; 2009; 2010); RCNEI (1998); Amorim (2011); Barbosa e Richter (2009); Paschoal e Machado (2009). Foi uma pesquisa de campo, que fez uso do Diário de campo para o registro das observações do cotidiano do berçário. A pesquisa foi realizada em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), na cidade de João Pessoa, e os sujeitos foram as 5 (cinco) profissionais da Educação Infantil (profissionais sem formação docente, denominadas de berçaristas) e a turma de berçário nomeada pela instituição de B1, com 22 (vinte e dois) bebês matriculados. Foram feitas 6 (seis) observações que aconteceram 2 (duas) ou 3 (três) vezes na semana e também 3 (três) visitas para a apresentação da pesquisa e para a realização do questionário, no qual as berçaristas responderam o que entendiam sobre interação e como ocorriam as suas relações com os bebês. A análise de cunho qualitativo foi complementada por exposições das interações que ocorreram no cotidiano do berçário e os resultados obtidos revelaram a falta de compreensão das profissionais em relação as interações com os bebês. Por fim, percebeu-se a importância de ampliar os olhares e buscar novos métodos e oportunidades para a busca de uma melhoria na Educação Infantil.
Abstract: The objective of the present study was to analyze the interactions between adults and infants between the ages of 6 (six) months to 1 (one) year and 5 (five) months in a CREI nursery in João Pessoa / PB and by specific objectives to understand the daily life of the nursery, to identify the moments of interaction between adults and babies and to understand the professionals' conceptions regarding the pedagogical experience in the work developed with the children. It was a qualitative study, composed of a theoretical revision on the theme. From the contributions of Barbosa (2008; 2009; 2010); RCNEI (1998); Amorim (2011); Barbosa and Richter (2009); Paschoal and Machado (2009). It was a field research, who made use of the Field Diary for the recording of the daily observations of the nursery.The research was carried out in a Reference Center for Early Childhood Education (CREI), in the city of João Pessoa, and the subjects were 5 (five) nursery professionals (professionals without teacher training, denominated nurserymen) and the nursery class appointed by the institution of B1, with 22 (twenty-two) babies enrolled. 6 (six) observations were made that occurred 2 (two) or 3 (three) times in the week and also 3 (three) visits for the presentation of the research and for the accomplishment of the questionnaire, in which the nurses answered what they understood about interaction and how their relationships with babies occurred.The qualitative analysis was complemented by exposures of the interactions that occurred in the daily routine of the nursery and the results obtained revealed the lack of understanding of the professionals in relation to the interactions with the babies. Finally, it was noticed the importance of widening the eyes and seeking new methods and opportunities for the search for an improvement in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação infantil
Interação
Bebês
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3512
Data do documento: 22-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLC0512207.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.