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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35131
Tipo: TCC
Título: Estratégias no processo de alfabetização em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Santos, Deyse de Pinho
Primeiro Orientador: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar estratégias educacionais para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista, destacando abordagens inclusivas e adaptativas que promovam um aprendizado efetivo. A pesquisa, de caráter qualitativo e baseada em revisão bibliográfica, foi realizada através de 8 (oito) produções, onde examinou diferentes metodologias pedagógicas estratégicas descritas em estudos acadêmicos recentes, enfatizando práticas que favorecem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos com TEA. Tendo em vista que a inclusão escolar de alunos com TEA tem sido um desafio para educadores e gestores, exigindo adaptações curriculares, metodológicas e ambientais que atendam às necessidades específicas desse público. Entre as estratégias analisadas, destaca-se o uso de recursos visuais, que facilitam a compreensão e organização das informações, além de atividades sensoriais que promovem a autorregulação e a interação com o ambiente de aprendizagem e o emprego da tecnologia assistiva também se mostra eficaz, proporcionando maior acessibilidade ao conteúdo pedagógico e incentivando a autonomia dos estudantes. Os resultados indicam que abordagens interdisciplinares e flexíveis são fundamentais para potencializar a aprendizagem de alunos com TEA. Estratégias como o ensino estruturado, o suporte visual, a comunicação alternativa e o uso de reforçadores motivacionais demonstram impactos positivos no engajamento e na retenção do conhecimento. Além disso, a personalização do ensino, levando em consideração os diferentes níveis do TEA, contribui para uma maior adaptação dos alunos ao ambiente escolar. Observou-se que a utilização de jogos e atividades lúdicas favorece o desenvolvimento da interação social e das habilidades comunicativas, elementos essenciais para a inclusão efetiva. Logo, metodologias baseadas no ensino colaborativo, onde há envolvimento de profissionais de diferentes áreas, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, têm se mostrado mais eficientes na construção de um ambiente escolar acessível e acolhedor. Outro aspecto relevante identificado na pesquisa é a importância da formação docente na implementação de estratégias educacionais para alunos com TEA, uma vez que professores capacitados conseguem adaptar melhor o planejamento pedagógico, reconhecer as necessidades individuais dos alunos e utilizar recursos didáticos apropriados para garantir um ensino significativo e equitativo. Por outro lado, a falta de formação específica para o ensino de alunos com TEA ainda é uma barreira para a efetivação da inclusão escolar. Portanto, os estudos analisados apontam, ainda, que a flexibilização curricular e a adaptação de materiais são práticas essenciais para garantir um ensino mais inclusivo. A combinação de diferentes estratégias, como o uso de histórias sociais, rotinas visuais e apoio individualizado, favorece um ambiente estruturado e previsível, beneficiando a aprendizagem dos alunos com TEA. Dessa forma, a implementação de práticas educacionais exige uma abordagem integrada e adaptativa, que considera as particularidades de cada estudante. Além disso, a pesquisa destaca a importância da formação docente e do desenvolvimento de políticas públicas que promovam a inclusão e garantam uma educação de qualidade para todos. Assim, o tema se revela fundamental para a construção de um sistema educacional mais equitativo e acessível, no qual a diversidade seja valorizada e respeitada.
Abstract: The present study aims to analyze educational strategies for teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD), highlighting inclusive and adaptive approaches that promote effective learning. The research, of a qualitative nature and based on a bibliographical review, was carried out in 8 (eight) productions, where it examined different pedagogical methodologies described in recent academic studies, emphasizing practices that favor the cognitive, social and emotional development of students with ASD. The school inclusion of students with ASD has been a challenge for educators and managers, requiring curricular, methodological and environmental adaptations that meet the specific needs of this audience. Among the strategies analyzed, the use of visual resources stands out, which facilitate the understanding and organization of information, as well as sensory activities that promote self-regulation and interaction with the learning environment. The use of assistive technology is also effective, providing greater accessibility to educational content and encouraging student autonomy. The results indicate that interdisciplinary and flexible approaches are fundamental to enhancing the learning of students with ASD. Strategies such as structured teaching, visual support, alternative communication and the use of motivational reinforcers demonstrate positive impacts on engagement and knowledge retention. Furthermore, personalizing teaching, taking into account the different levels of Autism Spectrum Disorder, contributes to greater adaptation of students to the school environment. It was observed that the use of games and recreational activities favors the development of social interaction and communicative skills, essential elements for effective inclusion. Therefore, methodologies based on collaborative teaching, where professionals from different areas are involved, such as occupational therapists, speech therapists and psychologists, have proven to be more efficient in building an accessible and welcoming school environment. Another relevant aspect identified in the research is the importance of teacher training in implementing educational strategies for students with ASD. Qualified teachers are able to better adapt pedagogical planning, recognize students' individual needs and use appropriate teaching resources to ensure meaningful and equitable teaching. The lack of specific training for teaching students with ASD is still a barrier to achieving school inclusion. The studies analyzed also point out that curricular flexibility and adaptation of materials are essential practices to guarantee more inclusive teaching. The combination of different strategies, such as the use of social stories, visual routines and individualized support, contributes to a more structured and predictable environment, which benefits the learning process of students with ASD. It is concluded that the implementation of effective educational strategies for students with ASD depends on an integrated and adaptive approach, considering the particularities of each student. The research reinforces the need for a careful look at teacher training and the development of public policies that promote inclusion and guarantee the right to quality education for all. The importance of the topic lies in its contribution to a more equitable and accessible educational system, where diversity is valued and respected.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Educação inclusiva
Estratégias de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35131
Data do documento: 16-Abr-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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