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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35132
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de jogos como recurso didático para ensinar matemática: uma experiência na residência pedagógica em uma escola Pública Federal de João Pessoa |
Autor(es): | Gomes, Thaís Fernanda Silva |
Primeiro Orientador: | Varella, Vinícius Martins |
Resumo: | O presente estudo foca na utilização dos jogos como recurso didático para ensinar matemática, a partir da experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica (PRP). Temos como objetivo geral, analisar o uso de jogos para ensinar Matemática a partir da Residência Pedagógica em uma escola pública federal de João Pessoa na Paraíba. Nesta direção, traçamos os objetivos específicos: i) Identificar as contribuições dos jogos utilizados na Residência Pedagógica em uma escola pública federal em João Pessoa na turma do 2º ano do Ensino Fundamental; ii) Apontar os procedimentos adotados pelos alunos residentes desde a organização até a aplicação dos jogos na Residência Pedagógica em uma escola pública federal de João Pessoa; iii) Destacar as contribuições da oficina de matemática realizada com a turma do 2º ano, no âmbito da Residência Pedagógica, para o desenvolvimento da aprendizagem matemática em uma escola pública federal de João Pessoa. Para isso, fizemos uso de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritiva, dividida em duas etapas: inicialmente abordamos conceitos teóricos sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e a importância dos jogos para ensinar matemática. Utilizamos a pesquisa de campo, na qual foram obtidos e analisados os dados sobre a aplicação dos jogos nas aulas de matemática e o desenvolvimento do fazer docente dos residentes. Na fundamentação teórica, baseamo-nos nos estudos de autores como Macedo (2007), Kishimoto (2013), Santos (1995), Grando (2004), Rêgo e Rêgo (2013), dentre outros. Os dados coletados foram analisados com base nas referências estudadas, e os resultados apontam que a utilização dos jogos como recurso didático pode contribuir para a compreensão dos conteúdos matemáticos, despertando o interesse e participação ativa dos estudantes. Além disso, a pesquisa evidenciou as contribuições do PRP para o desenvolvimento do fazer docente dos residentes, o processo de construção dos jogos, os desafios encontrados, e, por fim, as reflexões acerca da aplicação dos jogos no ensino da matemática. Como considerações finais, compreendemos que os jogos, quando bem planejados e aplicados como recurso didático, podem promover maior interação e envolvimento dos alunos na compreensão dos conteúdos matemáticos, contribuindo para o ensino mais envolvente e participativo, além disso, essa abordagem colabora significativamente para a formação docente dos residentes. |
Abstract: | This study focuses on the use of games as a didactic resource for teaching mathematics, based on the experience gained through the Pedagogical Residency Program (PRP). The general objective is to analyze the use of games to teach mathematics through the Pedagogical Residency in a federal public school in João Pessoa, Paraíba. In this direction, the following specific objectives were outlined: (i) To identify the contributions of the games used during the Pedagogical Residency in a public school in João Pessoa with a 2nd grade elementary school class; (ii) To highlight the procedures adopted by the resident students, from the organization to the implementation of the games within the Pedagogical Residency in a federal public school in João Pessoa; (iii) To emphasize the contributions of the mathematics workshop conducted with the 2nd grade class, within the scope of the Pedagogical Residency, for the development of mathematical learning in a federal public school in João Pessoa. To achieve this, a qualitative, descriptive research approach was adopted, divided into two phases: initially, theoretical concepts about the Pedagogical Residency Program (PRP) and the importance of games in teaching mathematics were addressed. Field research was used to collect and analyze data on the implementation of games in mathematics classes and the development of the residents’ teaching practices. The theoretical framework was based on authors such as Macedo (2007), Kishimoto (2013), Santos (1995), Grando (2004), Rêgo and Rêgo (2013), among others. The collected data were analyzed in light of these references, and the results indicate that the use of games as a didactic resource can contribute to the understanding of mathematical content, fostering students’ interest and active participation. Furthermore, the research highlighted the PRP's contributions to the development of the residents’ teaching practices, the process of game construction, the challenges faced, and, finally, reflections on the application of games in mathematics teaching. As a final consideration, it is understood that games, when well-planned and applied as a didactic resource, can promote greater interaction and student engagement in the learning of mathematical concepts, contributing to a more engaging and participatory teaching approach. Moreover, this methodology significantly supports the teacher training process of the residents |
Palavras-chave: | Jogos Matemática - ensino Recurso didático Programa Residência Pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35132 |
Data do documento: | 24-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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