Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35134
Tipo: | TCC |
Título: | Concepções sobre ludicidade: a perspectiva docente do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de João Pessoa |
Autor(es): | Silva, Jakeline Martins da |
Primeiro Orientador: | Santos, Elzanir dos |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de curso, cujo tema é “Concepções docente sobre ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, tem como objetivo geral analisar práticas lúdicas vivenciadas em uma turma do 5º ano de uma escola pública de João Pessoa e suas possíveis contribuições ao processo de aprendizagem. Os objetivos específicos são: caracterizar a metodologia das aulas e atividades propostas, visando desenvolver a ludicidade; mapear concepções docentes e discentes acerca de práticas pedagógicas lúdicas; identificar o planejamento das aulas, direcionadas ao desenvolvimento de práticas lúdicas. A metodologia deste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. O público participante foi composto por 37 alunos de uma turma de 5º ano e o professor regente da turma. Para a coleta de dados, optou-se pelo procedimento definido por Gil (2008) como entrevista por pautas, na qual as perguntas foram elaboradas em um roteiro semi estruturado. A análise foi feita com base em autores, tais como Marcellino (1990), Bacelar (2009), Kishimoto (1993), Bastos et al. (2020), Ferreira e Muniz (2020), Fortuna (2000), Narciso et al. (2024), Malagueta, Nazário e Cavalcante (2023), Libâneo (2017), Kishimoto (1999). A análise dos dados se realizou com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultado, foi constatado que o professor apresenta uma visão fundamentada e consciente sobre ludicidade, no sentido de conhecer o que é prescrito pelos documentos, contudo percebe-se que falta ao docente um estudo sobre as influências do brincar no processo de ensino-aprendizagem. O estudo mostrou que o uso de atividades lúdicas, quando bem planejadas, contribui para um ensino mais dinâmico, criativo e eficaz. Professores e alunos reconhecem os benefícios dessas práticas, mas ainda existem desafios como a resistência de alguns docentes, falta de formação continuada e escassez de recursos nas escolas. |
Abstract: | This course conclusion work, whose theme is “Teacher conceptions about playfulness in the initial years of Elementary School”, has the general objective of analyzing play practices experienced in a 5th year class at a public school in João Pessoa and their possible contributions to the learning process.The specific objectives are: to characterize the methodology of the classes and activities proposed, with a view to developing playfulness; to map teacher and student conceptions about playful pedagogical practices; to identify the planning of classes, aimed at developing playful practices. The methodology of this work is characterized as field research, with a qualitative approach. The participants consisted of 37 students from a 5th grade class and the class teacher. To collect the data, we opted for the procedure defined by Gil (2008) as a guided interview, in which the questions were drawn up in a semi-structured script. The analysis was based on authors such as Marcellino (1990), Bacelar (2009), Kishimoto (1993), Bastos et al. (2020), Ferreira and Muniz (2020), Fortuna (2000), Narciso et al. (2024), Malagueta, Nazário and Cavalcante (2023), Libâneo (2017), Kishimoto (1999). The data was analyzed using Bardin's Content Analysis (2016). As a result, it was found that the teacher has a grounded and conscious view of playfulness, in the sense of knowing what is prescribed by the documents, but it is clear that the teacher lacks a study on the influences of play in the teaching-learning process. The study showed that the use of playful activities, when well planned, contributes to more dynamic, creative and effective teaching. Teachers and students recognize the benefits of these practices, but there are still challenges such as resistance from some teachers, a lack of continuing training and a shortage of resources in schools. |
Palavras-chave: | Ludicidade Prática docente Ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35134 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMS09072025.pdf | 681,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.