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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35139
Tipo: TCC
Título: Histórias que educam: a literatura infantojuvenil como estratégia didática para a alfabetização
Autor(es): Santos, Denize Maria dos
Primeiro Orientador: Silva, Silvânia Lúcia de Araújo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva contribuir com a valorização da literatura infantojuvenil, através de seus textos e temáticas abordadas, como ferramenta didática para práticas alfabetizadoras e de letramento, sob o respaldo das experiências vivenciadas durante minha participação em programas acadêmicos na UFPB, desenvolvidos em turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Partindo de algumas problematizações pontuais, quais sejam: Como o trabalho com textos da Literatura Infantojuvenil que possam contribuir com o processo de alfabetização das crianças da escola pública? Que textos podem ser trabalhados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, que atendam às demandas temáticas dos programas desenvolvidos no curso de Pedagogia pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da UFPB, em parceria com as escolas do munícipio de Bananeiras/PB? Quais temáticas direcionam reflexões mais profícuas para as crianças envolvidas nesses programas?, destaco com justificativa para a elaboraçao deste estudo minha participação em Programas Acadêmicos da Universidade Federal da Paraíba, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus III da UFPB, pontualmente o Programa Residência Pedagógica (PRP) e o Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX), espaços de produção de conhecimento que me permitiram trabalhar bons textos da Literatura Infantojuvenil que sinalizavam contribuições com o processo de alfabetização das crianças da escola pública. Além disso, a escolha da temática também se deve à contribuição para as discussões que fomentam o papel dos programas acadêmicos que desenvolvem a prática da contação de histórias numa perspectiva alfabetizadora e de letramento e para os profissionais da educação que buscam aprimorar seu desempenho profissional. A metodologia, por sua vez, possui uma abordagem qualitativa de caráter descritivo com relato de experiência; de natureza básica, quanto ao método de investigação, os procedimentos iniciais giram no entorno da pesquisa bibliográfica, cujos autores convidados para o diálogo empreendido constituem a natureza do campo conceitual estudado e me ajudaram a discutir as questões abordadas: Kock e Elias, para discutir o texto enquanto gênero; Lajolo e Zilberman, para discutir a historicidade da literatura no exterior e no Brasil; Maltide, para apresentar a literatura como sugestão de atividade; Abramovich, para relatar sua experiência com a literatura e conceituar a contação de história, entre outros autores, como Walter Bejamin. Como resultados, foi possível entender que é possível encontrar estratégias que facilitem o processo de alfabetização na escola pública sob o respaldo da contação de histórias; ao desenvolver temas como o “Folclore”, também foi possível contribuir com a valorização da literatura infantojuvenil, como sugestão para o trabalho docente em sala de aula; ainda, chegou-se à compreensão de que ao trabalhar com bons textos literários, que apresentam conteúdos temáticos relevantes, é inegável a contribuição direta no processo de alfabetização, bem como com atividades interdisciplinares que culminaram com o letramento linguístico e social das crianças envolvidas. Enfim, tais resultados anunciam o “poder” de se contar uma boa história da literatura nacional ou universal, popular ou clássica, para crianças na sala de aula, cujo fortalecimento só é possível se nos dermos o direito de compreendê-la como espaço de fruição, intuindo sobre sua natureza estética, para além de seu uso pedagógico e didático na escola.
Abstract: This final project aims to contribute to the appreciation of children's literature, through its texts and themes, as a teaching tool for literacy practices, supported by experiences gained during my participation in academic programs at UFPB, developed in elementary school classes. It begins with some specific questions, namely: How can I work with children's literature texts that can contribute to the literacy process of public school children? What texts can be used in elementary school that meet the thematic demands of the programs developed in the Pedagogy program by the Center for Human, Social, and Agrarian Sciences at UFPB, in partnership with schools in the municipality of Bananeiras, Paraíba? Which themes direct the most fruitful reflections for the children involved in these programs? I highlight as justification for this study my participation in Academic Programs at the Federal University of Paraíba, in the Pedagogy Degree Program, Campus III of UFPB, specifically the Pedagogical Residency Program (PRP) and the Extension Scholarship Program (PROBEX), spaces for knowledge production that allowed me to work on excellent texts from Children's and Young Adult Literature that signaled contributions to the literacy process of public school children. Furthermore, the choice of this theme is also due to its contribution to discussions that foster the role of academic programs that develop the practice of storytelling from a literacy and literacy perspective and for education professionals seeking to improve their professional performance. The methodology, in turn, adopts a qualitative, descriptive approach with experience reports; Regarding the research method, the initial procedures revolved around bibliographical research. The authors invited to participate in the dialogue constitute the nature of the conceptual field studied and helped me discuss the issues addressed: Kock and Elias, to discuss the text as a genre; Lajolo and Zilberman, to discuss the historicity of literature abroad and in Brazil; Maltide, to present literature as a suggested activity; Abramovich, to share his experience with literature and conceptualize storytelling, among other authors, such as Walter Bejamin. As a result, it was possible to understand that it is possible to find strategies that facilitate the literacy process in public schools supported by storytelling; by developing themes such as "Folklore," it was also possible to contribute to the appreciation of children's and young adult literature, as a suggestion for teaching in the classroom; Furthermore, it was understood that working with good literary texts that present relevant thematic content undeniably contributes directly to the literacy process, as well as interdisciplinary activities that culminate in the linguistic and social literacy of the children involved. Ultimately, these results demonstrate the "power" of telling a good story, whether from national or universal literature, popular or classical, to children in the classroom. This strengthening is only possible if we allow ourselves the right to understand it as a space for enjoyment, understanding its aesthetic nature, beyond its pedagogical and didactic use in school.
Palavras-chave: Alfabetização
Literatura infantojuvenil
Textos literários
Contação de histórias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35139
Data do documento: 30-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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