Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35140
Tipo: | TCC |
Título: | Organização do trabalho pedagógico com literatura e contação de história: uma experiência na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais |
Autor(es): | Souza, Vitoria Silva |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Jalmira Linhares Damasceno |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência formativa no Estágio Supervisionado que envolveu as relações de ensino e aprendizagem no contexto da prática pedagógica com literatura e contação de histórias como elementos fundamentais na elaboração e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. E para essa construção foi escolhido dois objetivos específicos: Refletir sobre relações de ensino e aprendizagem com literatura e contação de história e descrever a organização do trabalho pedagógico com literatura e contação de história em uma turma de préescola e outra do 2º ano. O relato tem como referências discussões acerca das interações em Vygotsky (2009) e a perspectiva social e cultural da literatura como um direito em Antônio Cândido (2011). A técnica de construção dos dados foi a observação direta proposta por Gil (2008), na qual o pesquisador observa os fatos de maneira direta e atua na captação de explicações e interpretações do que acontece na realidade. A experiência reafirmou o quanto é fundamental as Artes, a literatura, a contação de história, o desenho e a modelagem, assim como estratégias didáticas pedagógicas que se apoiam na escuta ativa das crianças e em situações didáticas, que se fundamentam na atividade criadora da imaginação como base para as práticas pedagógicas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This final paper aims to relate a formative experience in the Supervised Internship that involved teaching and learning relationships in the context of pedagogical practice with literature and storytelling as fundamental elements in the elaboration and organization of pedagogical work in Early Childhood Education and the initial years of Elementary School. And for this construction, two specific objectives were chosen: to reflect on teaching and learning relationships with literature and storytelling and to describe the organization of pedagogical work with literature and storytelling in a preschool class and another in the 2nd grade. The report has as references the discussion on interactions in Vygotsky (2009) and the social and cultural perspective of literature as a right in Antônio Cândido (2011). The data construction technique was direct observation proposed by Gil (2008), in which the researcher observes the facts directly and acts to capture explanations and interpretations of what happens in reality. The experience reaffirmed how fundamental it is the arts, literature, storytelling, drawing and modeling are, as well as pedagogical teaching strategies that are based on active listening to children and on didactic situations, which are based on the creative activity of imagination as a basis for pedagogical practices in Early Childhood Education and the Initial Years of Elementary School. |
Palavras-chave: | Literatura Experiências Manifestações artísticas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35140 |
Data do documento: | 12-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VITÓRIA SILVA SOUZA 2025 01.pdf | 705,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.